Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Porão do Tri...
Tela cheia

Pixel arte para preguiçosos ou Pixel Arte falsa!!

16 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 160 vezes

Este artigo visa ensinar a forma errada e porca, inclusive sem bom resultado de fazer pixel arte.

Acontece que é muito rápido de fazer e pode ser utilizado como “preview” da pixel arte final, ou como um imagem para ser trabalhada!

Obtemos como base a imagem abaixo, Superman, Batman e Wondernam ( gosto mais do Batman)

Como transformaremos isso em pixel arte em poucos passos?

Imagem do passo 1.

1º Passo: aumentar as áreas pretas, dessa forma o resultado final fica com mais cara de pixel arte, para isso amos em Cores-> Níveis, seguindo mais ou menos a idéia da imagem mesmo, puxando o bagulinho da esquerda mais pro centro a imagem se torna mais escura.

Imagem do passo 2.

2º Passo: Posterizar (Reduzir número de cores) – A funcionalidade de posterizar faz exatamente o proposto, reduz o número de cores da imagem, seguindo o exemplo acima, no caso conseguimos converter nossa imagem para cores indexadas (onde a imagem pode ter no máximo 256 cores). O resultado ficou bem rasoável.

Imagem do passo 3 (Tamanho real).

3º Passo: de posse da imagem anterior já indexada, reduzimos a imagem em 50% do tamanho, o redimensionamento com cores indexadas gera um resultado diferente do redimensionamento original. Essa imagem já “seria” um pixel arte em alta resolução, pois essa imagem tem nesse momento aproximadamente 100 cores.

Imagem do passo4 (Tamanho real).

4ª Passo: Continuando o processo reduzimos a imagem para largura de 320 pixels e deixamos o gimp manter a proporção, nesse momento conseguimos uma imagem com 60 cores, em um tamanho semelhante as resoluções de jogos antigos e celulares.

Você deve estar se perguntando, porque redimensionar duas vezes? Pois com cores indexadas ao reduzir muito a imagem de uma só vez o resultado não fica muito bom, esse é um dos segredos do FakePixelArt.

Nossa imagem está pronta, abaixo uma visualização duplicada para acompanharmos o resultado de perto.

Resultado final (duplicado).

Não é pixel arte de verdade, a partir dessa imagem poderíamos ajeitar ela até chegarmos ao ponto da pixel arte real, ou poderiamos utilizar essa como referência e ir desenhando em outra camada a nossa pixel arte real. É uma boa base para trabalhos.

That’s all folks!

 

 


Fonte: http://trialforce.nostaljia.eng.br/?p=929

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.