Já que iniciei com as comparações, desta vez vou comparar o WordPress e o Joomla, apesar de neste caso, continuar sendo uma opinião pessoal, vale citar que esta esta melhor embasada em conceitos técnicos.
Utilizo o wordpress aqui no blog a mais de ano e já utilizei o joomla em desenvolvimento de sites, na empresa em que trabalho. Ambos como desenvolvedor e como webdesigner.
Definição de CMS, o que é um CMS?
Inicialmente é importante termos como definição que os dois são CMS, Content Management System, ou seja Sistema Gestor de Conteúdo, existem diversas ideias e conceitos do que seria um CMS, mas basicamente é exatamente o que a palavra quer dizer, um sistema computacional web, que permite aos usuários administrar/publicar conteúdos com facilidade.
Comparações iniciais
Basicamente o WordPress é um CMS voltado a blogs enquanto o Joomla é mais voltados para sites em geral, isto não impede que se faça um site completo com o wordpress ou mesmo um blog com o Joomla, até porque os conceitos meio que se misturam.
Se você precisa somente publicar alguns conteúdos regularmente, sem muito gerenciamento de usuários, ou de permissões complexas, ou seja um site com notícias da empresa, algumas fotos e videos o wordpress é mais do que o suficiente, agora, se você já quer interligar a intranet de sua empresa a ele, utilizar login integrado via ldap e coisas do tipo, seria mais interessante utilizar o Joomla, pois ele já tem um controle muito maior de permissões.
Conceitos gerais e definições
Quanto a conceitos mais técnicos, WordPress possui plugins, widgets e menus, enquanto o Joomla, possui plugins, modulos, componentes, menus e mais uma série de coisas.
Como uma comparação meio metafórica o Joomla, poderia ser citado como um WordPress “bombado”, porque muitas das funcionalidades padrão do Joomla podem ser facilmente implementadas no WordPress atraveś de plugins.
Neste sentido eu posso defender o WordPress, pois é o que conheço mais, o WordPress tem plugin para TUDO!! Até hoje tudo que eu pensei em programar de plugin para o WordPress já existia, integração com forum, com feeds, com redes sociais, com google, estatitíscas, enfim tudo que eu precisei ou pensei em programar eu encontrei pronto, acredito que o Joomla também tenha, muitos plugins, mas não conheço a esta nível para dar esta garantia.
Programação e desenvolvimento
Ambos são abertos e escritos em PHP, tem a comunidade de desenvolvedores muito ativa e se mantém sempre em desenvolvimento.
Ambos também possuem documentação bem trabalhada e explicativa, obviamente que a maioria do conteúdo normalmente é em inglês.
Mas se você sente necessidade, ou precisa implementar alguma funcionalidade extra ao framework os dois tem situações bem diferenciadas, o wordpress se utiliza muito de funções, e só recentemente os widgets são orientados a objeto, enquanto o Joomla é todo orientado a objetos e utilizas camadas MVC.
Então, implementar algo no WordPress tende a ser mais simples do que no Joomla, mas isto também não é regra.
Layout e visual
Neste sentido não temos problemas em nenhum dos dois, ambos usam a estrutura de templates, com sua própria “linguagem” e permitem mudança total do visual via html e css.
Conclusão, qual utilizar??
Então vamos a pergunta que não quer calar “Qual devo utilizar?”
A resposta está ligada diretamente com a sua necessidade,
Porque carregar um canivete suíço cheio de ferramentas e funcionalidades, quando só preciso de uma chave de fenda, ou canivete simples.
Blog ou site simples = WordPress.
Site complexo ou intranet = Joomla.
Vale ainda citar que, como ambos são implementados em PHP uma interação entres eles deve ser bem simples.
Abraços!
0sem comentários ainda