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Programação de Jogos em Delphi

2 de Janeiro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Ola!

Segue abaixo tutoriais e projetos que ensinam o básico da programação de jogos utilizando Delphi, eles foram escritos em 2005 para um site antigo e desconhecido que eu tinha feito, agora foi reestruturado para o blog, mas o texto do post, a partir daqui é o mesmo que de 2005.

VERSÃO DELPHI - Todos os exemplos/tutoriais encontrados neste página foram criados/compilados no Delphi 5.0, existentes grandes possibilidades deles poderem ser compilados desde a versão 3.0 até a 7.0.

Todos os tutoriais são em arquivos dpr/pas/dfm do Delphi, na realidade nada mais são que projeto mesmo, abra eles no Delphi e lá tem todo o código já testado no delphi 5.0 tem nele uma grande série de explicações (comentários) sobre o que foi feito. Tente reproduzir os exemplos, só que no caso vc programando/digitando.

No leiame.txt de cada tutorial tem sempre uma ou duas sugestões de exercicio extras que podem ser desenvolvidos pelo cara que está aprendendo.

A esquerda você encontra o tutorial que ensina a criar um jogo tipo 1942 (Plane Shooter) que sai atirando e matando os outros. Abaixo tem uma descrição mais detalhada sobre o que cada exemplo ensina.

LEGENDA:

(*) = Exemplos que usam só delphi.

(%) = Exemplos que nescessitam de DelphiX / DirectX

(&) = Exemplos que utilizam somente o conponente de Timer do DelphiX

Nota1: Que não necessitam de directx pra rodar, mas precisam do referido componente para serem compilados. Este timer é utilizado pois é otimizado, então gera mais rapidamente o loop do programa. Mas como falei não precisa de directX pra rodar.

Nota2: Se você estiver criando uma aplicação de uso exclusivo no windows XP pode utilizar ele normalmente pois o XP otimiza suas funções que dá uma velocidade muito boa para o game. (Teoricamente! XP)

Nota3: Você pode pegar o DelphiX no site: http://www.yks.ne.jp/~hori/DelphiX-e.html

Exemplos de Avião (Shooter) – Iniciação a Programação de jogos em Delphi

1 – AVIAO1 – INTRODUÇÃO 1 (*)

Primeiro contato com a programação de jogos em Delphi, explica uma introdução a propriedade TCanvas, comenta sobre colisão, movimentação do personagem, e do inimigo. Maiores informações baixe o arquivo e leia o leiame.txt.

Relação de tópicos abordados:

1. Movimentação do Personagem
2. Colisão entre personagens
3. Projeteis (Tiro)
4. Movimentação Básica de inimigos.
5. Introdução a classe Tcanvas.

aviao1fonte

2 – AVIAO2 – INTRODUÇÃO 2 (*) (Continuação de Introdução 1)

Este exemplo, praticamente só termina o anterior, neste são tratadas as condições para ganhar ou perder o game, ele apresenta algumas outras situações, como:

Relação de tópicos abordados:

1. Mais funções relacionadas a Tcanvas (pintura do fundo da tela)
2. Apresenta uma procedure criada pelo programador, que neste caso carrega as imagens.
3. Procedure para calcular os retangulos de colisão.
4. Personagem morre quando encosta no inimigo
5. Personagem vence quando chega a 100 pontos.

aviao2fonte

2 – AVIAO3 – INTRODUÇÃO 3 (*) (Continuação de Introdução 2)

Neste projeto foi incluído um sistema para gerenciar vários inimigos, apesar de todos terem o mesmo movimento, tem cálculos de colisão diferentes. Além disso ele apresenta funções para trocar a resolução de tela do windows, que faz o jogo parecer mais profissional (e fica muito mais legal), e ainda resolve o problema comentado antes que era o fato do “flicker” ou seja a tela piscando, para resolver isso é usada a famosa técnica chamada “double buffer”

Relação de tópicos abordados:

1. Adicionado um campo especifico para armazenar os retângulos de colisão
2. Cria um array de diversos inimigos
3. Explica como fazer “double buffer”.
4. Explica como iniciar automaticamente o jogo, não precisa mais apertar o botão.
5. Apresenta uma técnica (que não é de programação mas sim de  gráficos) para diminuir o tamanho do seu game.

É altamante recomendável que seja lido o leiame.txt, pois ele explica a teoria dos tópicos abordados neste exemplo.

aviao3fonte

Sinceros agradecimentos pelas 15 mil visitas!

Desejo a todos um ótimo 2011!!


Fonte: http://trialforce.nostaljia.eng.br/?p=728

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