Cada vez mais novas técnicas de programação, bem como novas linguagens são utilizadas e desenvolvidas, é um mundo em crescimento.
Em toda essa salada de tecnologias e tendências, o que normalmente não damos a devida atenção, são os operadores, cada linguagem tem seus próprios operadores, sendo que alguns são muito úteis, mas desconhecidos da maioria dos desenvolvedores.
No caso do php, podemos citar o operador ternário, também existente em outras línguagens, como java e python.
A sintaxe básica do operador ternário em PHP:
$variavelA = condição ? $sim : $nao;
A mesma lógica pode ser escrita da seguinte forma, com if’s:
if ( condição ) { $variavelA = $sim; } else { $variavelA = $nao }
Basicamente, o operador ternário é um operador de atribuição condicional, quando você precisa escolher entre dois valores para fazer uma atribuição o operador ternário é uma melhor escolha, pela sua simplicidade.
Vamos a um caso real:
if ( $idade >= 18 ) { $rotulo = 'maior'; } else { $rotulo = 'menor; }
Uma simples condição para mostrar se o usuário é ou não é maior de idade. simplesmente resolvido com o código abaixo, em uma única linha:
$rotulo = $idade > 18 ? 'maior' : 'menor';
Simples não é??
Algumas pessoas tem a tendência de gostar do operador ternário, e passar a usar ele em excesso, não façam isso, um operador ternário é um operador simples de atribuição.
E, por favor, evitem ao máximo usar dois ou mais operadores ternários em conjunto, isso torna o código muito ilegível. Complicando muito a manutenção do código.
A ferramentas existe, usem com sabedoria.
0sem comentários ainda