Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Porão do Tri...
Tela cheia

JSP X PHP – um comparativo parcial

3 de Novembro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 227 vezes

Olá!

Quem acompanha o blog, pode notar que não tenho o hábito de espressar minhas opniões, normalmente me limito a algum tutorial, explicação ou passo a passo.

Mas este não é o caso hoje vou expressa-la,portanto não esperem ver comparativos reais de código ou funcionalidades.

Acontece que, em função de trabalhos da faculdade (Univates) tive que entrar em contato com o JSP, sou programador PHP de profissão a 3 anos, mantendo um projeto opensource de jogos em java a uns 4 anos, então conhecendo as duas linguagens me aventurei no JSP.

É triste expressar a minha decepção ao usar JSP, eu, programador PHP, acostumado a fazer tudo com meia dúzia de linhas, tive que escrever linhas e linhas de código para conseguir fazer míseras coisas que faço com uma única função em php.

Todos sabemos que o PHP “foi feito”, como um nenê que nasce e a gente vai criando, java foi projetado, como um nenê aguardado pelos pais.

Acontece o objetivo do PHP sempre foi web, java tenta abraçar tudo, este é o grande diferencial, PHP tem funções prontas para todas as necessidades do programador web, não é 100% orientado a objetos? Não, mas funciona muito bem se você realmente conhecer orientação a objetos.

Depois de anos utilizando PHP posso dizer, ele torna a vida do programador mais fácil, pois tem uma vasta bibliotecas de funções prontas para tudo que é necessário para um programador web, sei que estou sendo repetitivo, mas gostaria de frizar.

Em jsp, tudo é difícil, tenho que escrever muitas linhas e a sintaxe me incomoda, as vezes é necessário abrir tags jsp que não achava que deveriam estar ali.

Por fim, vou continuar com PHP, apesar de reconhecer a utilidade do jsp (mesmo sem saber quais são).

children must not play in jsp

children must not play in jsp

Me desculpem pelo desabafo.


Fonte: http://trialforce.nostaljia.eng.br/?p=585

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.