Em Santo André, em uma escola publica CPFP de Tecnologia da Informação em Software Livre, um grupo de estudo composto por artistas urbanos, ilustradores e integrantes da comunidade participaram de cursos técnicos gratuitos sobre a Tecnologia da informação, aprenderam a operar sistemas GNU/Linux. Durante um dos cursos, surgiu a idéia de montar um grupo de estudo aos sábados para estudar um software de animação 3D o Blender, esse grupo durante o período de um ano buscava aprimorar seus conhecimentos, um ajudando o outro com suas duvidas e crescendo mutuamente tendo como foco a modelagem, texturização e animação.
Vendo a necessidade de usar outras ferramentas, começamos buscar e conhecemos outras pessoas que tinham vontade de aprender sobre a ferramenta que nos já usa vamos, começamos a preparar alguns instrutores para mostra o básico para as pessoas interessadas (surgiu então a primeira equipe de oficineiros) quem tinham um maior conhecimento no Blender 3D, começaram estudar outros software e com essas atitudes somando conhecimentos ao grupo sempre buscando a atualização dos integrantes.
Participamos de fóruns e eventos de software livre, como CONISLI em 2005 com a apresentação conquistamos o incentivo para continuar os estudos, alguns parceiros que conhecemos nos levou para FISLI em 2006 sediado em Porto Alegre, também ao CONISLI em 2006, 2007, 2009, Campus Party 2008, 2009, nesses grandes eventos vimos a necessidade do grupo de se tornar algo mais consistente, após conhecer a fundo o software livre e saber como a comunidade incentiva o conhecimento e o crescimento nessa área. O grupo a cada ferramenta descoberta desenvolvia uma vontade de evoluir através desta plataforma, começamos a buscar uma ordem de trabalho, através de varias pesquisas conhecemos a Economia Solidaria e o Cooperativismo sendo assim o mais próximo da realidade de nosso grupo de estudo, depois deste processo tivemos o contato com uma encubadora de cooperativas e através desta foi criada a Cooperativa Dinâmica Visual.
A Cooperativa Dinâmica Visual tem como principal objetivo contribuir com o conhecimento tecnológico para pessoas em risco social. Dando possibilidade para que elas possam se incluir no Mundo digital, e não fiquem alheias a novas tecnologias, dando a elas um minimo de conhece cimento para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e modernizado.
1Um comentário
casino