Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

17 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Artigos com dicas sobre como usar ferramentas livres no design.


Deformação Interativa: Liquify com o GIMP

2 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Seguindo com o Desafio do Design em Software Livre, vou esclarecer a dúvida de Wilson Lima, sobre uma alternativa a ferramenta Liquify do Photoshop:

"No GIMP eu apanho com ferramentas como a Liquify, que no Photoshop é fácil de achar."

Pois bem Wilson, no GIMP é muito simples de se obter efeitos iguais aos da ferramenta Liquify do Photoshop. Para isso, usamos o filtro Deformação Interativa. Podemos acessa-la através do menu "Filtros > Distorções"...

Acessando a Deformação Interativa

A Deformação Interativa é similar a ferramenta

A "Deformação Interativa" é capaz de dirtorcer os pixels da imagem, movendo, ampliando, encolhendo ou girando áreas. Com isso, uma infinidade de efeitos e retoques são possíveis de serem obtidos, sem deixar nada a desejar para o Liquify do Photoshop...

Resultado final da Deformação Interativa

Acha impossível ser livre? Então lance o desafio!

Até a próxima...



O que é que o GIMP tem?

22 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No meu último post sobre o GIMP ("A última inovação do Photoshop já existia no GIMP"), o leitor Alemão perguntou:
Gravatar Alemão E as outras novas funcionalidades do photoshop? como por exemplo a de redimensionar... e também as do illustrator? como por exemplo as grid em pespectiva.

Comecei a escrever a resposta-dica como comentário naquele post, mas achei que seria bastante útil para outros que ainda não conheceram o GIMP (ao menos não de forma adequada). A idéia básica é: São tantas funcionalidades! Que tal testar? ;-)

Ao falar sobre GIMP estamos falando de um editor de imagens maduro e com pretensões de ser um editor profissional. Para muitos (como eu) o GIMP já é um editor profissional, para outros (que já entendem como ele funciona) só falta o suporte real a CMYK, o que pode ser tratado com o plugin Separate+, ou outros.

Bom, então seria impossível (ou muito chato) falar sobre tudo isso em um post. O melhor mesmo é testar e pesquisar vou ajudar os iniciantes, dando o caminho das pedras, mas não vou deixar de comentar sobre o que Alemão perguntou especificamente:

Redimensionar: Certamente ele não está falando sobre redimensionamento básico, só pra isso o GIMP já tem 4 algorítimos, ele deve estar falando do Redimensionamento Liquido (inteligente) está no plugin Redimensionamento Liquido.

flickr:2232398039 flickr:2232398095
Veja outros exemplos!

Alemão também perguntou sobre o "Grid em Perspectiva", mas o que seria isso exatamente? É o "Perspective Grid" do Freehand? Se sim, o GIMP tem algo diferente mas nos leva ao mesmo fim: Clonagem em Perspectiva.

 

Com GIMP você...

Cai de Amor
Se Anima
Melhora a Vida
Comida com HDR

e muito mais...

Então, como começar?

Primeiro entenda que o GIMP é um Software Livre, construído por uma Comunidade Internacional. O GIMP não é apresentado ou citado em revistas com a mesma frequência dos softwares proprietários similares por ser fraco, não mesmo, ele não aparece porque não existe uma empresa para promove-lo com fins comerciais. Isso não quer dizer que por isso ele não tem foco profissional, ele tem sim, porque é o interesse da comunidade de usuários e desenvolvedores.

GIMP O GIMP foi criado de forma que tudo fosse "plugavel". Praticamente tudo o que você vê nele são plugins, mas a maior parte do que você precisa já vem pré instalado. Depois que você adiciona um plugin ele se mescla a interface do GIMP como botão ou item do menu, onde for necessário, como os plugins do Firefox. Por isso é tão comum falarmos de plugins do GIMP e do Firefox, eles facilitam o acesso a funcionalidades que não são realmente úteis a todos os usuários, mas ninguém vive sem alguns deles. ;-)

Linux Para instala-lo no GNU/Linux (Debian, Ubuntu e derivados):

sudo aptitude install gimp gimp-gap gimp-plugin-registry gimp-resynthesizer gimp-texturize gimp-ufraw

Com o comando acima instalamos de uma vez o GIMP e uma ótima coleção de plugins. (gimp-plugin-registry contém vários plugins)

Windows Para instala-lo no Windows:

  1. Baixe o instalador no site do GIMP-Win;
  2. Instale-o como qualquer outro software;
  3. Baixe plugins no site que agrega a maioria deles (use a busca do site!);
  4. Leia a orientação sobre como instalar os plugins. (use o tradutor no topo da página!)

Para saber mais: (essa é a parte importante!)

Se você tem habilidade com computadores e gosta de testar versões beta, também pode procurar pelo beta da próxima versão que une toda a interface em uma janela, mais fácil pra quem é acostumado com a interface do Photoshop.



A última inovação do Photoshop já existia no GIMP

6 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

GIMP Faz uma semana que o site Muy Linux mostrou que o Photoshop copiou o GIMP. Pelo que sei não é a primeira vez, mas isso é comum quando um software livre amadurece, então não vamos ficar falando de obviedades e vamos ver o último e emocionante capítulo dessa novela:

Photoshop faz sua apresentação à plateia de fãs sedentos por novidade:

O GIMP mostra que a notícia é velha, quem descobriu a pólvora foi o pessoal do SL:


Notou que a interface estava diferente? Quem fez o vídeo usou uma versão beta do próximo GIMP.

Se quiser usar essa funcionalidade hoje, é só instalar o plugin Resynthesizer, mas eu também recomendo o Texturize e o Liquid Rescale. Com esses você faz o trabalho de horas em segundos! (Depois dizem que não tem marquetingui de software livre)

No Debian e Ubuntu você pode instalar os plugins pelo gerenciador de pacotes:
aptitude install gimp-resynthesizer gimp-texturize gimp-plugin-registry
(o Liquid Rescale está no pacote gimp-plugin-registry junto com outros bons plugins)



1ª Semana de Educação e Arte Digital do Tocantins

21 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
5 de Abril de 2010, 0:00 http://www.gedja.com.br Av. Teotônio Segurado, 402 Sul, Área Verde, Palmas-TO

Vem aí a 1º Semana de Educação e Artes Digitais, uma realização da Casa da Arvore – Projetos Sociais que reunirá do dia 5 a 9 de abril deste ano em Palmas, pesquisadores, educadores, alunos e artistas representantes de projetos inovadores desenvolvidos em várias partes do Brasil. São iniciativas que têm provocado profundas reflexões sobre o universo de possibilidade de produção de conhecimento na era digital, através da arte e da educação.
A programação conta com três oficinas voltadas para artistas, estudantes, profissionais liberais e demais interessados em experimentar novas possibilidades de criação a partir de novas tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. Para fazer sua inscrição envie um email com o nome, idade, telefone, área de atuação para os e- mails abaixo e aguardar instruções:

Jornalismo na web 2.0 – Nacho Duram (SP) jornalismoweb2.0@gmail.com

Animação Básica em Blender 3D – Erick Henrique (TO) anima.blender.3d@gmail.com

Processamento de som e imagem em tempo real – Jarbas Jácome (PE) processamento.tempo.real@gmail.com

Os painéis serão gratuitos e aberto a toda sociedade.

As oficinas serão cobradas R$ 10,00 e o limite de vagas é 15 pessoas por oficina.

1ª Semana de Educação e Artes Digitais – Palmas – TO
de 05 a 09 de Abril na Av. Teotônio Segurado, 402 Sul, Área Verde, Palmas-TO



Gimp Paint Studio 1.4 lançado!

18 de Março de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

GPS 1.4 Ramón Miranda acaba de anunciar o lançamento da versão 1.4 do Gimp Paint Studio (GPS) em seu blog.

De acordo com Ramón, essa versão centra-se em efeitos especiais, que vão tornar a vida do artista muito mais fácil ao pintar coisas complexas, como os efeitos do fogo, vegetação, etc. É uma versão onde os conceitos experimental são bastante evidentes.

Não conhece o GPS? É uma coleção de pré-configurações, pinceis, gradientes e paletas que facilitam a vida do artista e conferem mais qualidade ao trabalho. Veja o vídeo de introdução e a galeria do projeto com algums exemplos.

Aproveitando, veja detalhes adimiráveis:

Se quiser saber mais, Existe um manual muito bom, produzido por Ramón Miranda e traduzido para português por Mozart Couto.

Como instalar o GPS

  1. Baixe o arquivo GPS_1_4 release.zip
  2. Mova o conteúdo do zip para o diretório de configuração do usuário, que no GNU/Linux fica em /home/<usuario>/.gimp-2.X (onde "X" pode ser "4", "6", "8",...)
    Instalando GPS
  3. Abra o GIMP e aproveite!
Gramado GPS

A ilustração de teste acima, eu fiz muito rapidamente, com pinceladas sobrepostas do pincel grama (N_Grass) 1 e 2 de verde escuro para quase preto.

Criando gramado

O pincel varia seu formato de forma aleatória graciosamente para ajudar a dar um aspecto mais natural ao gramado, aliás, essa é uma característica bastante comum aos pinceis do GPS.

Depois foi só aplicar um gradiente de por do sol na camada de baixo. Se quiser ver o original: gramado.xcf.gz (o GIMP abre a extensão .xcf.gz diretamente)



Tags deste artigo: design tutorial dica