Pode soar como algo banal, mas a revista Espírito Livre, já há algumas edições, põe em discussão temas sobre os quais preciso saber ou dos quais estou à procura.
Como estamos desenvolvendo, neste ano, um projeto de TCC que originará uma reportagem multimídia, há por aqui uma verdadeira caça a tudo aquilo que possa nos auxiliar a contar uma história de forma criativa e convincente. E, depois de minha imposiç sugestão de usarmos apenas softwares e ferramentas de código aberto, a Espírito Livre tornou-se fonte obrigatória desde a edição de n. 6, de dezembro do ano passado. Á época, o tema era edição de vídeo.
Hoje, depois de "folhear" o PDF da edição n. 15, encontro conteúdos que vêm em boa hora. Enquanto já pensávamos no formato do site em que apresentaríamos nossa reportagem, a revista traz a discussão sobre CMS (Content Management Systems), o Sistema de Gestão de Conteúdo.
Resumo da ópera: recomendo muito os textos sobre o CMS, pois são capazes de situar até mesmo um leigo, como é meu caso. Se puder, passe pelo trabalho de Milla Maggri, que se propõe a "desmistificar" a computação gráfica livre. Interessante também a dica de Rodrigo Carvalho, que nos mostra "como ter um media center movido a Linux".
Mas, se você chegou até aqui sem saber do que estou falando, também tem seus motivos para acessar a revista: o texto "Software livre e suas origens" fica na página 76.
0sem comentários ainda