Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

BLOGUE DE CLOVIS MOURA

Clovis Moura

0 amigos

Nenhum(a)

Tela cheia
 Feed RSS

Blogue de Clovis Moura - Gavião - BA

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Clovis Moura é natural de Gavião.

É professor de história, foi o primeiro vice-prefeito do município (1985/1988) e vereador por dois mandatos.

Clovis também é escritor e autor dos livros: Gavião Terra da Gente (2007) e Gavião: Nossa Terra, Nossa Gente (2009).

 


Historia do celular em Gavião

8 de Janeiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

História do Celular

A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em três de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martim Cooper, então gerente da Divisão de Sistemas da Motorola.

Entretanto o telefone celular só chegou ao mercado em 1983 pesando 794,16 gramas e

e custando 3.995 dólares.

A história do celular no Brasil começou em 1990. Na época segundo dados da ANATEL o Brasil contava com 667 aparelhos e no ano seguinte já contava mais de 6700 aparelhos os chamados tijolinhos, nome dado pelo seu formato e peso.

Em 1977 com a privatização da telefonia móvel houve um crescimento muito grande no setor. A abertura para o capital privado obrigou as antigas estatais e novas empresas que se instalava a um grande investimento no setor. Daí um aumento significativo na produção de aparelhos e o oferecimento de novos serviços atrelados a menores preços, numa ampla disputa pelo interesse dos consumidores.

Em Fevereiro de 2009 o Brasil ultrapassou a quantia de 152 milhões de aparelhos, o que significa que cada 10 brasileiros oito possuem telefone celular.

Os celulares parecem não ter limite quando se fala em evolução. A cada lançamento novos recursos aparecem.O recurso que mais espantou a todos foram os aparelhos sensíveis ao toque.

No momento o modelo mais moderno e o Nokia 6265 e muitos outros virão até o Natal quando entra o ericson com 3.1 mega pixel e milhões de cores no visor e muito mais.

Breve chegará a telefonia celular G4, mas já algumas idéias de como será. Assim como a G3 a G4 deverá continuar investindo no avanço da transmissão de dados.

Em breve os celulares estão prestes a virar computadores de bolso.

Como em outros municípios brasileiros somente em entre abril e maio de 2009 o município de Gavião passou a receber o sinal de telefonia celular fruto de um acordo entre o governo e as operadoras com o prazo de que as mesmas deveriam até 2010 instalar em todos os municípios do Brasil a telefonia celular.

Como em qualquer lugar do planeta o objeto do desejo para os jovens e o celular e aqui não é diferente. Constuma-se ver grupos de jovens cada um exibindo o seu novo modelo desde os mais simples até os mais sofisticados. Tudo isso graças aos bons frutos da globalização. (Clovis Moura). Clovismoura2007@hotmail.com

 

 



Exôdo rural em Gavião

8 de Janeiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

CaatingaPodemos definir êxodo rural como sendo o deslocamento de pessoas da zona rural (Campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor na cidade.

Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as cidades são: busca de emprego, fuga de desastres naturais como secas enchentes, qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transporte e educação). Aqui em Gavião não foi diferente.

A força da população rural foi decisiva e participativa na campanha plebicitária.

A partir de 1985 com a sua emancipação política administrativa o município de Gavião na Bahia começou o seu êxodo rural.

Na esperança de uma vida melhor, com um bom sistema de saúde e de ensino público e fugindo das constantes secas muitas famílias vieram a morar na cidade e também na esperança de oportunidades políticas e individuais, e assim foram aos poucos disputando oportunidades iguais, tanto que, nas eleições de 1985, de nove vereadores eleitos sete eram de origem rural.

Com o decorrer dos anos muitos cargos públicos foram preenchidos por pessoas da zona rural, sem contar com inúmeras casas comercias que fazem hoje o comércio local.

Cada vez mais o homem do campo foi ocupando cargos importantes no município e a cada dia o município vem valorizando esta camada social que vem crescendo e ajudando o município a crescer.

Hoje se pode afirmar que o Gavião é um município genuinamente rural, visto que, na ultima eleição municipal elegeu-se uma prefeita de origem rural e na Câmara Municipal dos nove vereadores eleitos cinco são da zona rural.

Podemos anda citar outros cargos de ocupação rural como: Na agência bancária de três funcionários dois são de origem rural: no Conselho Tutelar todos conselheiros são de origem rural; sem enumerar a grande quantidade de professores e funcionários da prefeitura, além de alguns cargos políticos municipais como: Coordenador de projetos pedagógicos, diretores, tesoureiro, secretários... .

E aqui estamos nós de braços abertos para abraçar todos nossos amigos e amigas que escolherem para aqui vir morar e juntos construirmos o Gavião .

 



Calila Notícias destaca lançamento do Livro Gavião: Nossa Terra, Nossa Gente

8 de Janeiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Município Gavião
20/03/2009 12:57:53
CALILA NOTÍCIAS

Dia inteiro de atividades marcou aniversário de Gavião

Maratona, torneio de futebol, lançamento de livro, apresentação de vídeo e muita música,maracarm as comemorações

Competições esportivas marcaram o feriado de comemoração aos 24 anos de emancipação política da cidade neste dia 19. Pela manhã, trinta e cinco atletas da cidade e da região, fizeram um percurso de sete quilômetros, na maratona da liberdade, ao final os grandes campeões foram Cosme de Zé, fazenda Alagoinha, concorrendo com atletas da cidade e Antonio, atleta de Capim Grosso, venceu a prova com a participação de todos os concorrentes.

----------------

Lançamento de livro abriu atividades da noite - Contando com a presença da Vice-prefeita Maria Luiza de Moura Cunha (PP), e vereadores, o professor do Colégio Durvalina de Oliveira, escritor e ex-vice-prefeito, Clóvis Moura, lançou se segundo livro intitulado "Gavião, Nossa Terra, Nossa Gente" e na capa o desenho de uma comunidade rural, com o povo comercializando em frente de uma igreja, e um avião voando baixo, sobre eles, simbolizando um dos casos contados, o dia que o avião fez uma aterrissagem forçada e pousou no campo de futebol da comunidade.

Segundo Moura, ouviu esta história contada por Santo Moura e confirmada por Amadeus de Simiro "Foram vários anos de pesquisas procurando confirmar os fatos citados no livro para me certificar da veracidade dos mesmos, pois nada destas histórias tinham sido escritas", concluiu.

O lançamento aconteceu no plenário da Câmara, onde em seguida foi servido um coktail, enquanto o escritor autografava os livros.

Prefeitura exibe vídeo em telão - Após o lançamento do livro de Cloves Moura, a praça repleta de pesoas, a prefeitura municipal apresentou um documentário, cujo objetivo era contar um pouco da criação do municipio até a presente data.

Breve relato da História - Localizado no semi-árido, à margem direita do Rio Jacuípe, entre Nova Fátima e Capim Grosso na BR 324, destacando-se na pecuária de caprinos, ovinos e principalmente bovinos, Gavião teve sua emancipação politico-administrativa em 19 de março de 1985, sendo desmembrado do município de Riachão do Jacuípe, de acordo com a lei nº 4.410, assinada pelo então governador João Durval.

Pouco se sabe sobre a origem de Gavião. Não existem dados probatórios ou algum tipo de registro dos fatos contados, até porque não se sabe onde ficava a fazenda Gavião. Conta-se que em 1812 passava por aqui um rico viajante conhecido por José Inácio, viúvo e tinha uma filha chamada de Sinhazinha, ele que gostou da região e comprou uma posse de terra construindo nela uma casa perto de uma quixabeira onde a tarde se aninhavam muitos gaviões para dormir, ele observou o fato e colocou o nome de sua fazenda de gavião. Muito católico, construiu no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

Por: Valdemí de Assis - Fotos: Raimundo Mascarenhas



Site do Sicoob-Coopere destaca o lançamento do Livro Gavião: Nossa Terra, Nossa Gente

8 de Janeiro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Gavião faz aniversário e tem apoio do Sicoob-Coopere

Data da Postagem: 25/03/2009 no site do Sicoob-Coopere

 

O município de Gavião, localizado no Território da Bacia do Jacuípe, a 245 km de Salvador, comemorou dia 19 de março, 24 anos de emancipação política.

O Sicoob-Coopere apoiou a realização de diversas atividades culturais e competições esportivas durante o dia, além de marcar presença através da equipe da agência de Gavião.

Um dos destaques das comemorações foi a Maratona da Liberdade, com a participação de trinta e cinco atletas da região que se esforçaram muito para suportar o calor num percurso de sete quilômetros.

Aconteceu também o lançamento do livro “Gavião, Nossa Terra, Nossa Gente", de Cloves Moura. "Foram vários anos de pesquisas procurando confirmar os fatos citados no livro", explica o autor.

Em seguida um telão em praça pública mostrou a trajetória do jovem município para seus moradores e visitantes.

Um pouco sobre Gavião

Localizado no semi-árido, à margem direita do Rio Jacuípe, entre Nova Fátima e Capim Grosso na BR 324, destacando-se na pecuária de caprinos, ovinos e principalmente bovinos, Gavião teve sua emancipação político-administrativa em 19 de março de 1985, desmembrado do município de Riachão do Jacuípe, de acordo com a lei nº 4.410, assinada pelo então governador João Durval.

Pouco se sabe sobre a origem de Gavião. Não existem dados probatórios ou algum tipo de registro dos fatos contados, até porque não se sabe onde ficava a fazenda Gavião, que deu nome à cidade.

Conta-se que em 1812 passava pela região um rico viajante conhecido como José Inácio. Viúvo, tinha uma filha chamada de Sinhazinha. Gostou do lugar e comprou uma posse de terra construindo nela uma casa perto de uma quixabeira onde pela tarde se aninhavam muitos gaviões para dormir, o que o levou a denominar a fazenda de Gavião. José Inácio construiu no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição.

 



Tags deste artigo: clovis moura bahia gavião livros poesias contos