Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a Blog
Tela cheia

Servidor de OpenFire (Jabber) – Integração Perfeita com o Gosa (LDAP)

7 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3331 vezes

Para instalar o servidor de mensagem instantânea e integrar com o LDAP é necessário os seguintes pré-requisitos estejam instalados.

Pré-requisito:

 A seguir a figura 1 mostra uma tela do Gosa com a base de usuário cadastrado. As informações que o Jabber utiliza são os campos uid,password,cn,mail,displayName. Esses campos são cadastrados automaticamente quando um usuário é criado. Os outros serviços cadastrados para o usuário, tais como e-mail, samba não interferem no jabber.

 

Figura 1 – Tela do Gosa

O Jabber é um protocolo para mensagem instantânea que pode ser implementado em uma rede. Muitas empresas necessitam de um mecanismo de comunicação interna através de software de mensagem instantânea, mas não quer utilizar os softwares disponibilizados na Internet como ICQ, MSM, por questão de produtividade, para estes casos existe o jabber. Existe na Internet vários clientes que suportam este protocolo, neste material vamos utilizar o Gajim.  

  1. OpenFire  

OpenFire é um servidor de mensagem instantânea que implementa o protocolo Jabber. A grande vantagem do OpenFire são os recursos de gerenciamento de conexões e os vários plugins. Também é possível disponibilizar áudio conferencia. Antes de instalar o OpenFile é necessário instalar as dependência do Java. Os códigos seguintes mostram como fazer isso.

 

 Com a dependência do Java instalada, vamos instalar o OpenFire.Para isso faça download do pacote no site www.igniterealtime.org. Neste documento vamos utilizar a versão para debian e ubuntu.

 

 Após a instalação, o servidor do OpenFire é iniciado automaticamente na porta 9090 e toda a configuração e feita via web. Portanto acesse o servidor por um browser na porta 9090.

http://ip_do_servidor:9090

A figura 2 mostra a tela de configuração que define a porta de acesso da área administrativa. A variável domínio é utiliza para conexão dos clientes.

openfire

Figura 2 – Configuração do Dominio

Na tela de configuração do banco de dados, defina como banco de dados interno. E na tela seguinte define que os usuários estarão na base de dados do LDAP. A próxima tela é importante porque define a conexão com o servidor LDAP. A figura 3 mostra um exemplo de configuração, o importante é testar a conexão antes de seguir para a próxima tela.

Figura 3 – Tela de conexão com o servidor LDAP

Na tela seguinte, certifique que o campo nome do usuário esteja definido com o valor "uid". Todos os outros campos que estão entre {} serão buscando na base LDAP e caso você queria, pode mudar por outros valores. Na última tela é preciso definir o usuário que está na base LDAP que vai ser o administrador do OpenFire. Normalmente colocamos o "admin" que é o mesmo administrador do Gosa.

Ao entrar no OpenFile é possível ver a lista de usuário que deve ser a mesma da base LDAP, como mostra a figura 4.

Figura 4 – Lista de usuários

Outro recurso interessante são as estatísticas de conexões que a ferramenta oferece como mostra a figura 5.

Figura 5 – Estatística

  1. Cliente

Existem vários clientes jabber para todos os sistemas operacionais. Como teste, utilize o Gajim que é multiplataforma. Um cuidado que deve ter na hora de acrescentar o usuário, é colocar o domínio (figura 2) do jabber. Portanto a composição do usuário fica nome@dominio. A figura 6 e 7 mostra o Gajim em funcionamento.

Figura 6 – Cliente Gajim no XP

Figura 7 – Gajim no Windows 7


Fonte: http://www.nisled.org/?p=315

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.