O SAMBA4 encontra-se na versão ALPHA9 e muitos estão testando e vendo as suas particularidades e funcionalidades. Muito que estão testando estão com a dúvida cruel sobre o mapeamento HOME dos usuários.
Nas versões anteriores do SAMBA, bastava criar um contêiner chamado [HOME] que o compartilhamento era criado. Mas agora com o SAMBA4 algumas coisas mudaram devido á proposta de integração com o Active Directory.
Vamos tomar como partida que o SAMBA4 está instalado, caso tenha dúvida como instalar, consulte o post SAMBA4.
Primeira coisa que temos que criar é um compartilhamento para o HOME dos usuários. Para isso vamos abrir o arquivo smb.conf e vamos acrescentar o seguinte compartilhamento.
[v01]
path = /home/users
read only = no
Portanto dentro do diretório /home/users que ficaram "os HOMES".
O próximo passo é a criação do usuário. Podemos fazer isso de duas formas:
1. Criando diretamente pelo AD. Essa forma de criação é interessante porque usa o AD diretamente, porém cria uma grande dor de cabeça. Como vamos mapear esses usuário no LINUX /UNIX ? Para tentar fazer esses mapeamentos, utilizar o libnss-ldap e editei o nsswitch.conf para buscar os usuários na base do LDAP do SAMBA4. Porém não funcionou corretamente devido a vários problemas de mapeamento de campos. Vou continuar tentando.
2. A outra forma (na qual deu certo), basta criar o usuário no Linux com o comando useradd e configurar o AD.
Para fazer isso primeiramente crie um usuário com o comando useradd.
#useradd julia
Agora precisamos criar esse usuário no SAMBA4. Para isso entre no diretório fonte do samba4, no meu caso ficou no /usr/local/src/samba4/source4, e execute o comando newuser.
# ./setup/newuser julia
Feito esses passos, vamos no Active Directory. Lá deve estar aparecendo o usuário criado pelo newuser. Abra a propriedade desse usuário e encontre a aba perfil. Na área “Pasta base”, escolha a opção Conectar e defina a unidade que vai ser usando para mapear o home do usuário e defina o cominho passando o servidor e o compartilhamento, como mostra a figura1.
Figura 1 – Mapenado a unidade home do usuário
Feito isso o usuário deve estar autenticando em um cliente e mapeando a unidade de rede. Por questão de segurança você pode voltar no Linux e setar as permissões do diretório do usuário.
# chown Julia:users /home/users/Julia
# chmod 750 /home/users/Julia
Pronto, temos o home do usuários.
0sem comentários ainda