O pós-instalação de um servidor de diretório como o LDAP (OpenLDAP) é um dos momentos mais críticos para uma rede e para o administrador. O Servidor está instalado e funcionando, porém alguns informações de performance são fundamentais para determinar que o trabalho realmente terminou. Em muitos casos após a instalação e configurações que começa realmente o serviço pesado de ajustes finos e otimização do servidor.
Para que essa otimização acontecer é necessário obter informações reais do servidor, tais como acesso por segundo, os tipos de acesso e assim por diante. Antes do surgimento da função monitor do LDAP, essa tarefa era muito completa e árdua.
Entretanto com a função monitor, ficou mais fácil o administrador obter esses dados. Usando a função monitor, têm surgido ferramentas que apresentam esses dados em forma de gráficos e tabelas, e uma dessas ferramentas é o CN=MONITOR.
Essa ferramenta tem as seguintes características:
- Verify Load Balancing, DNS and Server level (RedHat / Fedora / Sun Only)
- Verify Replication, (RedHat / Fedora / Sun Only)
- Verify Cache Size, (RedHat / Fedora / Sun Only)
- Mail Report of weekly load
- Summary Graph of monitoring
- View Schema (Most Vendors)
CN=Monitor trabalhar com os seguintes servidores:
- RedHat and Fedora/389 Directory Server
- Novell eDirectory Server
- General Monitoring such as response time, server availability (All)
- OpenLDAP
Particularmente gostei muito dessa ferramenta porque centraliza os dados e com poucos clicks e através de gráficos é possível visualizar a situação do servidor.
O CN=MONITOR, apresenta informações sobre o tipo de operações que o LDAP está realizado, tais como pesquisa, escrita,alteração.
0sem comentários ainda