Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog da comunidade

27 de Abril de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Espaço para os integrantes publicarem informações e trocarem idéias.


Associação Cultural Sabiá

9 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Eduarda - 0sem comentários ainda

 
A Associação  Cultural Sabiá tem por objetivo a valorização e difusão da arte,da cultura envolvendo o conhecimento, a transmissão e o registro imaterial,  respeitando sua diversidade  cultural. ACS, Passos Musicais e Festival Sabiá de música.
Tem por Missão promover o acesso à cultura, com ênfase no desenvolvimento de trabalho sóciocultural voltado para crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social, a revitalização, difusão e resgate do patrimônio histórico cultural nacional, englobando todas as suas respectivas localidades, com o reconhecimento, resgate e valorização da cultura tradicional local. Promover a ética, a cidadania, os direitos humanos, a solidariedade e o desenvolvimento humano social e cultural.


Festival Sabiá de Música

8 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Eduarda - 0sem comentários ainda

 

O Festival Sabiá de Música, em sua primeira edição, homenageia dois grandes nomes da música brasileira e mundial; Maestro Heitor Villa Lobos, maior expoente da música brasileira,que exaltou nossas raízes culturais em suas composições e divulgou nossa cultura através de sua música por todo o mundo, e Turíbio Santos, considerado um dos maiores violonistas clássicos da atualidade, grande divulgador, intérprete e guardião da obra do maestro.

Celebramos assim com este festival, ao mesmo tempo, o aniversário de 125 anos de Villa Lobos, e os 50 anos de carreira de Turíbio Santos. O festival têm ênfase no estilo erudito e suas interseções com a música popular brasileira.

Todas as oficinas, shows, concertos, exposições, seminários e mostras de cinema são gratuítas no Festival Sabiá.

 



CINECLUBE LUMIAR

22 de Outubro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

O Cineclube  promove sessões gratuítas todos os domingos as 19 horas na espaço cultural Casa do Lago em frente a lagoa de Lumiar contribuindo para a democratização da cultura e inclusão social. Abordando ao longo dos três anos vários aspectos culturais na região; ecologia, música, história entre outros assuntos exibidos em documentários e amostras de filmes com ênfase nos filmes nacionais.



Documentário: um tratamento criativo da realidade

23 de Setembro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

  O documentário também é dramatização.

O valor dramático e narrativo pode e deve estar no documentário, e esse valor está na origem do gênero documental, buscando uma narrativa que vá além do mero registro de imagens e sons reais.

“Documentário é o tratamento criativo da realidade”, John Grierson.

Para Grierson os documentários devem passar do plano da descrição do material natural para arranjos, rearranjos e remodelação criativa do mundo natural.

Leia o texto completo: ... um tratamento criativo da realidade 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Euterpe Lumiarense: a emoção da volta

13 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A banda-escola da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense se apresentou no último sábado, 9 de abril, enchendo de gente a Praça Carlos Maria Marchon, no centro de Lumiar…

Foi o rompimento de mais 40 anos de silêncio de uma banda que marcava a vida da região, desde 1891 … Evidencia-se aí o importante trabalho de Gilney da Silva Oliveira, 35 anos, músico da Euterpe Friburguense e professor da Euterpe Lumiarense, responsável também pelas aulas de prática de conjunto, atuante na formação de todos os jovens que se apresentaram no sábado, em um ação que se harmoniza com o do regente da banda, Maurício Barreto. Também favoravelmente impressionado estava Mário José Bastos Jorge, o Marinho, da Campesina, hoje coordenador de projetos musicais da Secretaria Municipal de Cultura…. Os primeiros acordes do Hino de Nova Friburgo, a primeira peça executada pela Euterpe Lumiarense em seu retorno, mexeram com muitos sentimentos. Houve quem chorasse enquanto cantava. Em seguida veio “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, depois, a marchinha de carnaval “Jardineira”, encerrando-se a apresentação com “A Banda”, de Chico Buarque…. Veja a matéria completa de Marício Siammes Link: http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=14003



ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A V MOSTRA PRODUÇÃO INDEPENDENTE

27 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


Abertas inscrições para a V Mostra Produção Independente

Já estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva da V Mostra Produção Independente da ABD&C/ES. Poderá participar qualquer obra audiovisual capixaba que não tenha sido selecionada em nenhuma das mostras anteriores da ABD&C/ES.

O título da Mostra deste ano é “Cinema em Negro & Negro” e abordará a produção audivisual do cinema negro envolvendo o circuito cultural Brasil e África. O evento será realizado de 13 a 17 de outubro, no Cine Metrópolis-Ufes.

O prazo para enviar os trabalhos é o dia 10 de agosto (valendo a data da postagem). O Regulamento Geral da V Mostra Produção Independente e a ficha de inscrição já estão disponíveis no nosso site (www.abdcapixaba.com.br)

A lista com o nome das produções selecionadas para a Mostra Competitiva será divulgada no dia 17 de agosto de 2009 no site da ABD&C/ES. Os dois filmes premiados na V Mostra Produção Independente serão divulgados na última sessão da Mostra que acontecerá no Cine Metrópolis-Ufes, no dia 17 de outubro, a partir das 20h.

As produções selecionadas concorrerão ao prêmio de melhor filme capixaba e ao prêmio especial para obras audiovisuais que tratem do tema do evento. As obras da Mostra Competitiva também farão parte do DVD Coletânea, que será distribuído gratuitamente e sem fins comerciais, desde que os diretores e produtores autorizem. Os premiados estarão ainda automaticamente pré-selecionados para o V FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual que acontecerá em janeiro de 2010.

V Mostra Produção Independente

A V Mostra Produção Independente da ABD&C/ES, que acontecerá de 13 a 17 de outubro de 2009, traz como tema desta edição o cinema negro. Com o título “Cinema em Negro & Negro”, o evento exibirá em sua mostra não competitiva produções relacionadas com a temática produzidas no Espírito Santo, no Brasil e em países africanos. As exibições e o restante da programação da Mostra acontecerão no Cine Metrópolis, na Ufes.

Entre os destaques do evento, está o cineasta Zózimo Bulbul, que fará a curadoria da programação de uma das noites e estará presente para debater a sua cinematografia.

A V Mostra Produção Independente continua com a sua Mostra Competitiva. Os realizadores locais podem inscriver os seus trabalhos até o dia 10 de agosto através do nosso site www.abdcapixaba.com.br. Este ano, os filmes que trabalharem a temática racial concorrerão a uma premiação especial. O Regulamento Geral da Mostra e a ficha de inscrição também já estão disponíveis no site da ABD&C/ES.

Além das exibições, a Mostra terá em sua programação um seminário para tratar da produção audiovisual do cinema negro, envolvendo o circuito cultural Brasil e África. Para isso, contará com a presença de realizadores convidados que debaterão os seus filmes com o público.

Durante o evento, serão lançados a 2ª edição da revista Milímetros, que trará um panorama do cinema negro no Brasil, e o DVD Coletânea com as produções exibidas na Mostra Competitiva. Um seminário temático, oficinas de realização e cineclubismo também serão oferecidas para público do evento. Toda a programação da V Mostral Produção Independente é gratuita.




João Baptista Pimentel Neto
Assessor de Imprensa da Mostra



CARTA ABERTA DO CBC AO POVO BRASILEIRO

9 de Maio de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 142142 comentários

 

 

CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO

 

Diante dos acontecimentos relacionados à EBC - Empresa Brasileira de Comunicações, o CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, entidade a qual são filiadas cinqüenta e quatro (54) entidades representativas dos principais setores do audiovisual brasileiro, após ampla e democrática consulta às suas entidades filiadas, torna pública a seguinte Carta Aberta cujo principal destinatário é o povo brasileiro:

 

Não existe crise que não signifique possibilidade de transformação.

 

Assim, a crise verificada na EBC - Empresa Brasileira de Comunicações, e em especial, pela TV Brasil, consolida e fortalece nosso entendimento, já manifestado, sobre a necessidade de um amplo e democrático debate sobre o atual processo de implantação de uma TV (verdadeiramente) Pública no Brasil, e que neste sentido, é também necessário à retomada das reflexões e debates focados em várias das questões apontadas na Carta de Brasília, que foi apresentada ao povo brasileiro como resultado do I Fórum Nacional de TVs Públicas, em 11 de maio de 2007.

 

Entre as questões contempladas na referida Carta de Brasília e diante da atual situação, as entidades representativas, produtores e realizadores do audiovisual brasileiro manifestam a urgência de uma imediata implementação de medidas político/administrativas e também, de uma imediata e impostergável retomada do debate público sobre várias questões fundamentais e determinantes à consolidação e aperfeiçoamento de uma Rede Pública de Comunicações que resulte na pretendida implantação de uma TV verdadeiramente Pública no país, voltada à produção e difusão de conteúdos audiovisuais que contemplem e preservem toda a diversidade cultural e atendam aos interesses da população brasileira.

 

Entre todas as questões, os abaixo assinados ressaltam a necessidade imediata das seguintes ações e o debate dos seguintes temas:

 

- Imediata intervenção na EBC, objetivando a implementação de ajustes administrativos e estatutários relacionados à natureza da empresa, de forma que sejam assegurados os fundamentos constitucionais e jurídicos que transformem a EBC–TV BRASIL, numa TV de caráter verdadeiramente público.

 

- Revisão imediata da composição e dos poderes atribuídos ao Conselho Curador, visando assegurar, ampla participação popular e a devida representatividade das entidades representativas da produção audiovisual independente, respeitando-se ainda toda a diversidade cultural brasileira, através da garantia de participação das produtoras e organizações populares das várias regiões do país.

 

- Elaboração, debate (através de consulta pública) e aprovação de um novo Estatuto, cujo desenho operacional e administrativo possibilite a agilidade necessária às atividades da empresa e reflita a sua natureza democrática e republicana e portanto, seu caráter de instrumento da sociedade para a sociedade.

 

- Imediata implementação das decisões resultantes da realização do I Fórum das TVs Públicas, ampliando a base de apoio, representação e sustentação da TV;

 

- Priorização de medidas voltadas à construção de uma ampla rede que contemple e assegure a participação de TVs comunitárias, ONGs da cultura e organizações populares, produtoras de conteúdos audiovisuais, assegurando assim uma criação de uma Rede Popular, inter-regional, democrática e de mão dupla.

 

- Implantação das necessárias mudanças legais que determinem o estabelecimento de um democrático, participativo e transparente processo que resulte na eleição de representantes para o Conselho Curador de caráter deliberativo, cuja composição contemple a participação de representantes das entidades do audiovisual brasileiro e de todos os demais setores organizados da sociedade civil brasileira;

 

- Garantia completa independência administrativa e financeira, objetivando o exercício da autonomia na realização de negócios no campo público e privado, nacional e internacional.

 

- Imediata rescisão do contrato de prestação de serviços à NBR, de forma a tornar clara e transparente a total independência da EBC em relação ao Governo Federal;

 

- Imediata alteração do processo de nomeação dos dirigentes da EBC, observando na nova legislação a garantia de um processo democrático e participativo, garantindo a participação do Conselho Curador, da Abepec, das entidades representativas da atividade audiovisual e da sociedade civil.

 

- Adoção do critério de transparência absoluta, através da implantação mecanismos de consultas, pronta resposta e interatividade com o público.

 

- Garantia da destinação de 80% dos recursos alocados na rubrica de investimento à produção audiovisual independente brasileira e 20% às produções realizadas pela própria empresa.

 

- Garantir a instalação e funcionamento de um amplo grupo de trabalho constituído por representantes do Governo Federal em especial do Ministério da Cultura e das entidades representativas do audiovisual brasileiro objetivando realizar um estudo detalhado da atual situação e apresentar diagnóstico e medidas concretas capazes de promover a repactuação, construção e consolidação de um novo modelo de TV Pública no Brasil.

 

Finalmente, o CBC - Congresso Brasileiro de Cinema reafirma seu objetivo de reunir todas as forças democráticas e atuantes do audiovisual brasileiro, promovendo o necessário debate e a busca dos consensos necessários à construção de um novo marco legal, onde todas as decisões políticas e estratégias de ação sejam nascidas e maturadas em encontros e congressos representativos.

 

É desta forma que buscamos defender e aperfeiçoar essa conquista, afinal de contas, temos a consciência e responsabilidade de nossa participação no processo de criação da ECB-TV Brasil, que para todos nós continua sendo uma conquista do povo brasileiro, que certamente, precisa ser aperfeiçoada e consolidada.

 

Viva o povo brasileiro e sua diversidade cultural!

 

Viva o cinema!

 

Recife, 3 de maio de 2009

 

Rosemberg Cariri - Presidente

Luiz Guilherme de Souza Lima Pádua - Vice Presidente

Magdalena Rodrigues - Diretora Administrativa

Cícero Aragon - Diretor Executivo

Edina Fujii - Diretora Financeira

Márcio Moraes - Diretor de Relações Institucionais

João Batista Pimentel Neto - Diretor de Articulação e Comunicações

Antônio Leal - Diretor de Projetos e Captação de Recursos

Conselho Fiscal

Ana Paul

Geraldo Veloso

Francisco Ferreira Pinto Filho

Conselho Consultivo

Roger Madruga

Pedro Pablo Lazzarini

Solange Lima

Luiz Alberto Cassol

Luiz Alberto Rodrigues

Nilson Vilas Bôas

Tizuka Yamasaki

Ursula Dart

Assunção Hernandes

Geraldo Moraes

Jorge Luiz Saes Moreno

Carlos Augusto Dauzacker Brandão 



--
João Baptista Pimentel Neto
Diretor de Articulação e Comunicações do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema
Secretário Geral do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Relações Institucionais do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual

Cel: 11.8492.7373
Msn: pimentel439@hotmail.com
Skype: pimentel43

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Visite:
www.cineclubes.org.br
www.pec.utopia.com.br
www.festivaldeatibaia.com.br
www.difusaocineclube.org.br