Perdeu algum projeto no Campuseiros Apresentam? Não faz mal, nós mesmos (re)apresentamos pra vocês. Viu como somos bonzinhos?
Social Media realmente é o grande “boom” do momento. Mas e você, já pensou em ter o seu próprio Orkut? Com o Crie sua Própria Rede Social, da Coolivre, isso é possível. O projeto traz a infraestrutura completa para que tudo fique perfeito: hosting, design, planejamnto de perfil etc. Mas se você quiser criar jogos para a redes sociais, pode usar o Poonya, do Jean Deconte, que o sucesso é certo.
Agora, vai que você queira encontrar todo mundo. Vai ligar para um por um e gastar uma fortuna em ligações para celular? Claro que não! É só usar o Toaí (www.toai.com.br) e avisar todos os seus amigos onde você está e marcar um encontro rapidinho. Ele usa o seu celular para saber sua posição geográfica e avisar toda sua rede de amigos.
Na hora de compartilhar o que você está lendo ou escrevendo na web, a melhor alternativa é o Filtrie.com. Ele possui interface melhorada para uso em smartphones e é uma boa alternativa pra descobrir conteúdo novo na web.
Que brasileiro é fanático por futebol, ninguém discute. Que o Bolão BR vai dar o que falar, também não. O projeto feito pelo Fernando Henrique (não é o presidente) é um site sobre futebol que mistura rede social com um arquivo sobre futebol e bolão. O uso vai ser gratuito, mas para serviços adicionais você tem que comprar “bólares”. Criativo, não?
Aí você está lá, apostando no seu time, e estoura um cano na cozinha. O que fazer? Pegar a lista telefônica? Chamar a sua mãe? Sair correndo gritando por ajuda? Não! Seus problemas acabaram. O Achar é fácil foi planejado pelo Jacques Freitas para que você possa buscar rapidamente por prestadores de serviço de qualquer área. Ele foi criado em outubro de 2009 e já tem profissionais cadastrados de todo o país.
Para vendas na internet, a novidade é o iMarket Place, do Aldo Biagini. Ele permite criar comunidades de comércio eletrônico para que empresas interajam e negociem online. E já que o assunto é empresas, uma ferramenta vai ser indispensável para quem quiser atender bem seus cliente: o Nuswit, do Carlo Dib. Ele cria uma interface de atendimento de ligações com mais de 6000 canais e possibilidade de sub-menus infinitos. Totalmente inovador! Bem na linha de novidade que traz o Omnilogic, do Sinval Nascimento, que automatiza a análise de conteúdo publicitário encaminhando os melhores anúncios ao perfil do cliente.
E se você é daqueles que foi fã do “Você Decide”, temos algo que pode matar a sua saudade. Que tal escolher o rumo de um vídeo que você esteja assistindo? É isso que o Labirinto Audiovisual, do Maurício Falchetti, quer que você faça. Eles planejam criar uma ferramenta que favoreça a participação do usuário mais ativamente na telinha com uma interface que seja simples. Além de analisar a narrativa, é importante também que o link seja intuitivo para o usuário. E ainda em vídeo, o OnAir, do Christian Trillo, é o grande diferencial. Que tal fazer uma busca no que as pessoas falam em um vídeo? Ideal para entrevistas, cursos, palestras, discursos e tudo aquilo onde o conteúdo falado é mas relevante. Também foi pensando em interação que o PIOLA, do Hernan Aracena, foi criado. Ele permite que se faça conferências com controle de todos os participantes, que se tornariam moderadores.
Já o iTV Project, do Marcos Oliveira, está ligado na TV Digital. É uma plataforma para criação e tetes de aplicativos para rodar no Ginga, o software de controle da nova TV. O mais legal é que ele pode ser executado direto de um browser web (como o Firefox, por exemplo). Agora, já que falamos de aplicativos e programação, temos que citar o Marisma, do Davi Mesquita. Quantas vezes você, desginer, planejou algo MA-RA-VI-LHO-SO que não funcionou bem na parte técnica, ou você programador criou um programa brilhante que tinha um layout totalmente ultrapassado? Esse programa pretende fornecer uma alterntiva para que profissionais de ambas as áreas trabalhem juntos em prol da beleza e funcionalidade de ferramentas.
Agora um destaque na construção de conhecimento! O Tamandaré, do José Damico, é um programa que propõe um novo modelo aquitetural da internet e aumenta a capacidade e eficiência dos computadores dedicados à gestão de conhecimento e buscas. Surpreendente! E na área de tecnológica não é só por aí que param os projetos: o Millenium, do Thiago Paixão, é um dispositivo movel com inteligência embarcada com GPS e mais um montão de coisas interessantes.
Idéias, idéias, idéias. Ainda duvida que as grandes revoluções da tecnologia vão surgir daqui?
0sem comentários ainda