Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog ArduInRio

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Blog da comunidade de Arduino no Rio de Janeiro.

Flisol 2011 Rio de Janeiro

2 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Apesar do adiamento do Hack’n Rio, a comunidade carioca não perdeu tempo e organizou em tempo recorde o Flisol 2011 RJ! O FLISOL (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre) é o maior evento de difusão de software livre da América Latina. Acontecendo anualmente, ele é realizado simultaneamente em diversas cidades por toda a América Latina, organizado por grupos locais de expressão na área de Software Livre.

Local: UNIRIO – URCA
Quando? 9 de Abril de 2011.
Quanto? 0800, de graça!
Site: http://flisol.softwarelivre-rj.org
Palestras? 16.
Workshops? Arduino ;) e Computação gráfica.
A quem se destina? Estudantes, professores, empresários, empreendedores, piratas, hackers, nerds, geeks, artistas, webmasters, médicos, diagramadores, produtores de mídia visual e fonética, analistas de segurança, programadores e militantes de sistemas e hardware livres.



Arduino presente no IV OpenSpaceRio!

15 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Como sabemos, o ArduinRio sempre estará lá presente (a primeira edição do OpenSpace deu origem a comunidade daqui).
Chamo todos a comparecerem lá com a camisa do grupo levando seus arduinos, dúvidas e muita boa vontade para criar algo e/ou ajudar quem já está criando.
Favor levar seu projeto caso queira exibir lá.
Alguem com proposta para palestras?
Quem vai?
Quem joga?

Site: http://openspacerio.org/

Dia 19 de março, a 4 edição do OpenSpaceRio.
Vai ser lá na UNIRIO, Av. Pasteur 458, prédio do CCET.
Como sempre, e vai rolar das 10h às 18h. Se programem para chegar às 9h, para realmente começar às 10h!



Compra coletiva de motores servos

19 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Segue o from da compra.

Loading…

ou https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dGR4akg0MUdBcWRXVXgweWUxVG02a1E6MQ



Amp na Lata no Jornal O Globo

12 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Aê galera.

Nossa amiga e integrante do grupo ArduinRio, Mary Fê e a galera do Plano B, ganharam uma matéria no caderno Transcultura, do jornal O Globo.

A matéria mostra a Mary ensinando como fazer seu famoso amplificador na lata de Pringles. Técnica inventada e desenvolvida por ela e nosso distante amigo Samir Cury. As trapizongas estão sendo construídas para serem usadas no Bloco Lo-Fi dia 5 de março, sábado de carnaval.

Mary Fê ensinando a montar um amplificador em uma lata de Pringles.

Link para a matéria:

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/02/10/bloco-nerd-liderado-por-mary-fe-cria-seus-estranhos-instrumentos-em-oficinas-no-plano-b-923773252.asp

PDF da matéria no jornal O Globo – Caderno Transcultura em 11 de fevereiro de 2011:

O Globo – Transcultura – Bloco Lo-Fi 2011

UPDATE:

Registro do primeiro AMP na Lata enviado pelo Samir.

http://www.youtube.com/user/samircuryengbr?feature=mhum#p/u/2/32gV5qAgsW4

E de outro AMP moment:

http://qik.com/20650176/aab5a0d5



I Hack’n Rio: o maior evento de software livre do Rio de Janeiro!

16 de Janeiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Aproveitando toda essa força e união, a SL-RJ (Comunidade de Software Livre do Rio de Janeiro), em conjunto com as comunidades ArduInRioAndroid In RioDojoRioPHP RioPythOnRioRio.pmRioJUGRubyOnRioUbuntu-RJ, vem apresentar o I Hack’n Rio! Apesar da palavra “hacker” atualmente estar associada a uma pessoa que explora falhas de segurança em computadores e tenta prejudicar outros, no sentido original da palavra, ela designa alguém que é profundo conhecedor de algum assunto e utiliza maneiras criativas de resolver problemas. Por isso, o Hack’n Rio não é um encontro de usuários malignos de computador, mas sim de profundos estudiosos de computação, mais especificamente software livre, e pessoas que estão buscando este conhecimento.

A idéia do Hack’n Rio surgiu quando os entusiastas de diversas comunidades de Software Livre se encontravam nos eventos promovidos pelo nosso estado, e sempre chegavam a uma mesma conclusão: está na hora de convergir. Convergir todos os eventos específicos de cada comunidade em um só grande evento, falar e fazer sobre tudo que se vê de novidades em cada tecnologia livre adotada em nosso estado.

O grande diferencial deste evento é que ele está sendo feito por todas as comunidades. E isto quer dizer que não há a centralização de tudo numa comissão organizadora só, mas sim a distribuição da organização. Cada comunidade contribuinte terá seu espaço no evento, para utilizar do melhor jeito que a mesma souber fazer.

O nosso objetivo é realizar um evento de elevado grau técnico onde todos os participantes tenham oportunidade de aprender como as tecnologias livres funcionam a fundo e também como contribuir para sua evolução. Por isso, planejamos a seguinte estrutura:

  • Quando? 8 e 9 de abril de 2011
  • Onde? Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão
  • Quantas palestras? 28
  • Quantos mini-cursos? 8
  • E o que mais? Muita mão na massa com 2 salas abertas para hackfests, como Arduino Hack Day!

Você faz parte de uma das comunidades de software livre do estado? Então você também é parte do Hack’n Rio! Ajude a tornar o evento um sucesso procurando por patrocinadores, buscando por conteúdo relevante e chamando pessoas que fazem as coisas acontecerem – seja construindo coisas novas, seja contribuindo com projetos já existentes. Algumas sugestões:

  • Patrocinadores: empresas que usam software livre e querem contribuir para sua evolução; empresas prestadoras de serviço ou desenvolvedoras de softwares livres que querem encontrar talentos para contratarem (as empresas podem até mesmo fazer uma espécie de “O Aprendiz” e oferecer vagas de empregos, se desejarem) e divulgar seu nome e serviços.
  • Conteúdo: não pense só em palestras e mini-cursos, pois isso temos em qualquer evento. Pense em encontros técnicos para correções de bugs ou desenvolvimento de novas aplicações ou novas funcionalidades para aplicações já existentes.

Esperamos todos vocês lá!



Tags deste artigo: hardware livre software livre eletronica diy