Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a Blog
Tela cheia

Desconferência sobre Recursos Educacionais Abertos

30 de Junho de 2011, 0:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 510 vezes

No clima do lema do fisl12 "A tecnologia que liberta", um debate com formato pouco convencional foi realizado na tarde desta quinta-feira (30). Os Recursos Educacionais Abertos (REA) foram discutidos de forma participativa, em uma dinâmica chamada de desconferência, que consiste na troca de lugares entre público e palestrantes. A construção de conhecimento de forma coletiva e a disponibilização livre de conteúdo didático foram os focos da discussão.

O diferente método de interação foi organizado a partir de cinco cadeiras, que estavam posicionadas no palco para apenas quatro componentes iniciais da mesa. Logo no início, Bianca Santana, participante da comunidade dos REA que iniciou a discussão, incentivou os membros da plateia a ocuparem o assento vago. Então, um dos quatro sentados deveria levantar e descer do palco para assistir. Assim, a participação do público foi intensa e enriquecedora.

No início da conversa, o sociólogo e professor da Universidade Federal da Bahia Nelson Pretto destacou os objetivos dos REA na educação. Segundo ele, o uso destes recursos tecnológicos busca incentivar a produção de conhecimento pelos alunos, além de ampliar o alcance da sua difusão. Nelson disse que "Os Recursos Educacionais Abertos precisam explodir para além do 'recursos' e além do 'educacionais' e modificar o currículo das instituições". Outro ponto relevante do debate foi a construção colaborativa do material didático. Para o professor da Universidade Federal do ABC Sérgio Amadeu, o monopólio do conhecimento irá acabar com a ajuda dos recursos digitais. Bianca Santana ressaltou que a distribuição livre e a possibilidade de criação e edição colaborativa possibilitam que livros didáticos sejam adaptados a diferentes contextos socioculturais.

Ao longo da discussão, diversas pessoas subiram ao palco para relatar suas experiências e expressar suas opiniões. Uma professora do Acre relatou que só consegue manter-se atualizada a partir da internet e precisa investir recursos próprios frente à escassez de material didático oferecido pelo Governo. Para ela, a quebra da cultura de utilização de material das grandes empresas em virtude do uso de materiais abertos ao público facilitará o acesso à educação de qualidade para localidades distantes dos centros econômicos. Em sintonia com a fala da professora, o pesquisador da Universidade de Berkeley/Harvard Aaron Shaw destacou os REA como ferramenta de combate a desigualdade social, pelo seu baixo custo e assessibilidade.

As plataformas wiki foram destacadas e experiências práticas foram descritas pelos participantes. Um deles é o projeto ACAWiki, que distribui conteúdo acadêmico de forma aberta. Conheça também o Projeto Rea-Br (http://www.rea.net.br) e o Projeto Telecentros.BR do Governo Federal (http://www.telecentros.br.com).


Tags deste artigo: fisl12 rea wiki educacao desconferencia

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.