Viva o Linux - Porque nós amamos a liberdade! A melhor comunidade para se aprender Linux do Brasil.
Venha Conhecer o Yad
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
O Yad, é um fork do Zenity que vem com diversas melhorias, dentre elas a possibilidade de colocarmos formulários, que ajudam a obter a entrada de várias informações em um único diálogo (frame, janela).
O autor do Yad é o ucraniano Victor Ananjevsky, e a página do projeto pode ser acessada aqui....
Shell-Script: Alguns riffs do Rock tocados com o comando beep
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaOi pessoal, depois de ler algumas coisas relacionadas ao comando beep, me interessei em tentar
tocar alguns riffs que sei tocar no violão/guitarra, mas desta vez utilizando o comando beep para dominá-lo. E não é que
gostei do resultado?
Recomendo que não interrompam a execução do script com CTRL+Z pois durante os beeps, se você fizer isso, o som pode travar, isso é bastante desagradável.
Bom, segue o script que contém os riffs de:
Come As You Are - Nirvana
Smoke In The Water - Deep Purple
Seven Nation Army - White Stripes
Sweet Child O' Mine - Guns N' Roses
Espero que gostem.
Shell-Script: Script que busca IP Livres em uma rede
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaPessoal, um script bem simples que traz somente os IPs que não estão sendo utilizados na rede.
C/C++: Matrix 3x3
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaEsse é um programa que pede ao usuário que preencha os valores de uma matriz quadrada de ordem 3 e mostra o resultado.
Shell-Script: Criando contas de usuario em varios servidores ao mesmo tempo
30 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaQuando há um ambiente que existe varios servidores e não existe a centralização das contas, e é preciso conectar em cada servidor para para criar novas contas, criei um script que faz isso.
Ele conecta em cada servidor, pede a senha do usuário root, e cria, bloqueia ou desbloqueia a conta. Lembrando que aplicativos e definições que devam ser atribuidadas a cada nova conta deve ser mantido dentro do diretório /etc/skell de cada servidor.
Vão notar no script que usei o comando chpasswd, devido ao fato que quando usamos o paramentro -p do adduser, ele assume que você já esta informando a senha criptografada, o que na verdade não acontece, informamos a senha sem criptgrafar. Logo a senha é criada sem criptografar e na sequência ela é criptografada pelo chpasswd.
Também assumi o grupo users sendo o padrão, nosso ambiente é assim, porém pode-se muda-lo ou adicionar mais uma opção para solicitar o grupo assim como fiz com nome do usuário e senha. Ex.
echo -ne "\033[40;32mInforme grupo do usuario\n\033[m"
read NOME_GRUPO
while [ -z "$NOME_GRUPO" ]; do
echo -ne "\033[40;32mInforme grupo do usuario\n\033[m"
read NOME_GRUPO
done
Troque a linha:
ssh root@$servs "adduser $NOME_USUA"fu" -p $SENHA_USU -g users && echo $NOME_USUA"fu":$SENHA_USU | chpasswd && exit "
Por:
ssh root@$servs "adduser $NOME_USUA"fu" -p $SENHA_USU -g $NOME_GRUPO && echo $NOME_USUA"fu":$SENHA_USU | chpasswd && exit "