Novos Caminhos para a Educação: cultura digital, jogos e divertimento eletrônico
15 de Abril de 2010, 0:00 - sem comentários aindaConteúdo:
Neste encontro discutiremos problemas relacionados à construção de conhecimentos e produção de sentidos na escola de ensino básico, e o papel dos jogos digitais e de ambientes baseados em cultura digital na transformação dos cenários tradicionais da sala de aula. Trarei como exemplo uma experiência atualmente em desenvolvimento no Porto Digital (Recife): a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação, uma aventura online jogada por alunos de escolas públicas de Pernambuco e do Rio de Janeiro.
Público Alvo:
Educadores, tutores, alunos, profissionais, gestores, líderes e administradores de educação e/ou TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) ou beneficiados por ela.
Palestrante: LUCIANO MEIRA
Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1984), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (1991), Luciano Meira é professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFPE e pesquisador da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da mesma instituição. Tem experiência na área de desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de produção de sentidos, análise interacional, tecnologias da informação e Internet. Foi pesquisador do CNPq de 1992 a 2007, e é atualmente bolsista de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do SOFTEX-Recife (2008-2011). Também é consultor em educação e estudos de usabilidade do C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife..
Data e Horário:
16 de Abril de 2010 às 10h00. O acesso à sala virtual estará disponível 15 minutos antes do início da palestra.
Inscrição:
Para se inscrever nesse web seminar, basta se cadastrar neste link: https://www2.gotomeeting.com/register/870033826*
A transmissão será realizada no mesmo endereço.
Oficina de produção audiovisual: captação de imagens
14 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA oficina realizada nesta quinta-feira 14 de janeiro, sob a orientação da Profa. Alene Lins, deu início à captação das imagens para os roteiros produzidos na oficina de 7 de janeiro.
Os roteiros foram análisados e os estudantes receberam várias dicas de como conseguir as melhores imagens usando câmeras portáteis e aparelhos celulares, além de inúmeras idéias para a produção dos vídeos, que serão editados nas próximas oficinas do Plug.
As pessoas e os objetos, em 2 minutos
14 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaProposta para vídeo experimental, baseada na obra Metamorfoses de Ovidio
Equipe: Anderson Silva, Hamurabi Dias, Iolita Costa e Toniel Costa
No Livro X, Ovídio apresenta o mito de Pigmaleão, rei de Chipre, um escultor que acaba se apaixonando por uma estátua que ele próprio modelou. Pigmaleão não apaixona-se pela estátua em si, mas pelo resultado das suas próprias qualidades artísticas.
O objetivo do vídeo é refletir sobre a relação que as pessoas têm com os objetos, especificamente, o celular, pensando em questões como a sensação de independência que os objetos trazem, a influência das emoções, o celular como parte do corpo.
Preso
13 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaProposta de argumento para o vídeo experimental
Grupo: Leandro, Maurício e Vivian
Sinopse: Homem preso a uma teia virtual perde a noção do tempo e da vida real.
Argumento: Uma cama bagunçada repleta de objetos e roupas. Ao lado, sentado em frente ao computador está Armando, 27 anos, magro. Ele está preso a um jogo virtual: Aracne. Armando esfrega os olhos e boceja ao mesmo tempo. Um telefone toca uma, duas, três vezes. Armando resmunga, levanta e procura o celular sobre a cama. Ele atende o telefone, fala três palavras e desliga. Senta novamente em frente ao computador. Um relógio marca 06h30 e desperta. Armando levanta apressado, veste uma calça jeans e coloca o tênis nos pés. Ele desliga o monitor e sai batendo a porta.
Produção audiovisual é tema das oficinas de janeiro
8 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA oficina teórica da quinta-feira, 7 de janeiro, ministrada pela professora Angelita Bogado, teve como objetivo promover uma reflexão acerca do uso do celular como produtor de cultura.
A aula recordou a necessidade de que a filosofia do software livre esteja sempre presente nas produções dos alunos pois possibilitam o trabalho em coletividade, a troca de conhecimento e a liberdade .
Ainda foram abordados o paradoxo entre a relação da exposição da vida privada e o isolamento social. Para isso, analisou-se o computador como promotor da comunicação virtual e ao mesmo tempo do isolamento real, além do fato de que visibilidade e intimidade estarem caminhando juntas.
A partir desta oficina, os estudantes envolvidos no projeto deram início a um processo de criação para a produção de um vídeo que deve ser gravado na próxima semana. Os vídeos devem ser recriações dos mitos de Ovídio e de alguma forma abordar os três pontos que nortearam a aula: coletividade, troca de conhecimento e liberdade.
Todo esse mês de janeiro será dedicado à produção audiovisual. Paralela às oficinas teóricas, as oficinas práticas trazem capacitação com software livre para a edição do material elaborado.
No dia 21, as professoras Angelita Bogado e Alene Lins vão orientar a finalização do conteúdo produzido e no dia 28, o material será exposto ao grupo.