Por Maísa Oliveira e Carina Garroti
Conferencistas e participantes já estão chegando de diversos lugares do planeta: México, Argentina, Brasil, África do Sul, dentre muitos outros países, para fazer o credenciamento na 13ª Conferência Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia.
Credenciamento no PCST 2014
A diretora executiva da Rede Africana-Caribenha para a Ciência e Tecnologia, da África do Sul, Elizabeth Rasekoala, que irá participar de uma plenária sobre “Inclusão social, engajamento político e Comunicação Científica” amanhã, às 9h45, está empolgada com a participação das mulheres na conferência e feliz que o evento esteja acontecendo na Bahia. “Nós [pesquisadores] estamos muito preocupados com a falta de inclusão social de afrobrasileiros na Ciência. Tenho participado de muitos eventos científicos no Brasil e raramente vemos afrobrasileiros, você nem mesmo pode contá-los em uma mão. Então, eu acho que a questão da inclusão social no sistema científico é realmente importante. Minhas expectativas são que, pelo menos, tenha início uma discussão, porque não é só sobre raça, é também sobre gênero”.
A palestrante Elizabeth Rasekoala com integrantes da equipe de comunicação da 13ª PCST
Já o participante Luciano Levin, pesquisador da Universidade Maimonides de Buenos Aires, Argentina, acredita que é necessário praticar a comunicação da ciência, e não deixá-la apenas na teoria. Questionado sobre suas expectativas para a PCST 2014, ele comenta: “quero discutir sobre a realidade dos campos científicos de comunicação na América Latina”, acrescentando “os governos dão pouca importância para a comunicação pública de C&T”.
O conferencista Luciano Levin com Germana Barata
Você também pode participar da cobertura da #PCST2014, para isso:
1) cadastre-se em http://softwarelivre.org/account/signup
2) torne-se membro da comunidade em http://softwarelivre.org/profile/pcstbr
3) publique seu texto no mural da comunidade http://softwarelivre.org/profile/pcstbr#profile-wall
Utilize a hashtag #PCST2014 em publicações no facebook, twitter e instagram e o seu material/foto pode aparecer nos canais oficiais de divulgação da conferência.