Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Posts do blog

Imagens, dia 3

Imagens, dia 2

Imagens, dia 1

By participants

PCST2014 no Twitter

Participe!

A 13th International Public Communication of Science and Technology (13ª Conferência Internacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia) convida participantes e internautas para uma cobertura colaborativa do evento, que ocorre de 5 e 8 de maio em Salvador.

Streaming PCST2014

Dia 3

 Voltar a Blog do PCST...
Tela cheia Sugerir um artigo

Ciência para todos: livros infantis e revistas de alfabetização

8 de Maio de 2014, 13:40 , por Giselle Soares - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 84 vezes

Por Giselle Soares e Carina Garroti

Existem muitos livros e revistas sobre comunicação da ciência em faculdades e universidades, no entanto, poucos têm como público-alvo crianças e adolescentes. Esse foi o tema do painel mediado por Juan Tonda Mazon, da Universidad Nacional Autónoma do México (Unam). Catarina Chagas falou sobre sua experiência na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), no Brasil. Já a escritora Estrella Burgos relatou sua maneira de trabalhar com o público infantil, Luisa Arribas apresentou sua pesquisa de mestrado sobre revistas mexicanas para crianças e Juan Tonda Mazon apresentou a coleção de livros infantis da Unam. 

A escritora mexicana Estrella Burgos afirma que não se deve dizer, em livros infantis, o que as crianças devem pensar

A escritora mexicana Estrella Burgos afirma que não se deve dizer, em livros infantis, o que as crianças devem pensar.

Catarina informou que há poucos estudos de divulgação científica para crianças no Brasil e que o público infantil faz uso constante de celulares, tablets e computadores. "Precisamos nos inserir nesses ambientes virtuais para nos comunicarmos com o público infantil", afirmou a editora da CHC.

Estrella Burgos questionou a afirmação de Catarina, pois, segundo a escritora, que possui mais de 25 anos de experiência em divulgação científica para crianças, quanto mais tecnologia se utiliza, mais pessoas são excluídas. Juan Mazon complementou a fala de Estrella, afirmando que, no México, 48% das pessoas ainda não possuem acesso à Internet. 

Portal Helix, do suplemento da revista mexicana Ciencia y DesarolloPortal Helix, do suplemento da revista mexicana Ciencia y Desarollo

Luisa Fernanda González Arribas, editora da revista Ciencia y Desarrollo, falou sobre o suplemento Helix, voltado ao público infantil, que também mantém um portal interativo: http://www.helix.conacyt.gob.mx/.