Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Posts do blog

Imagens, dia 3

Imagens, dia 2

Imagens, dia 1

By participants

PCST2014 no Twitter

Participe!

A 13th International Public Communication of Science and Technology (13ª Conferência Internacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia) convida participantes e internautas para uma cobertura colaborativa do evento, que ocorre de 5 e 8 de maio em Salvador.

Streaming PCST2014

Dia 3

 Voltar a Blog do PCST...
Tela cheia Sugerir um artigo

A diversidade dos museus de Ciência na América Latina

6 de Maio de 2014, 15:36 , por Carina Pascotto Garroti - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Img 0962

As pesquisadoras Claudia Aguirre, Luz Lindegaard, Elaine Reynoso Haynes e a moderadora Martha Cambre sugeriram no painel "Os centros de ciência na América Latina: do global para o glocal", discutir brevemente a dinâmica, história e a proposta de alguns museus de ciências latino-americanos. Segundo os trabalhos das pesquisadoras, o crescimento quanto ao número de museus de ciência interativos na América Latina começou em meados dos anos 80, aé início dos anos 90, já um pouco mais tarde que Europa e América do Norte. Os museus latino-americanos foram portanto, inspirados nos modelos já existentes nesses continentes. No decorrer do processo, os museus latino-americanos desenvolveram suas próprias propostas, modelos e know-how, levando em consideração as origens culturais, necessidades e interesses das comunidades locais, sem perder a visão global.  

Cada uma das participantes palestrou sobre os museus: 

  • Claudia Aguirre - Parque Explora Medellín, Colômbia
  • Luz Lindegaard - Museu Interativo Mirador (MIM), Chile
  • Elaine Reynoso Haynes - Museu Universum e Museu da Luz, ambos da UNAM (Universidade Nacional do Mexico), e Museu de Ciência e Tecnologia Chiapas.

A moderadora Martha Cambre também fez uma análise do Espaço Ciência Laboratório Tecnológico do Uruguai.

 

Claudia Aguirre (segunda pesquisadora, da esquerda para a direita) em sua apresentação sobre o Parque Explora Medellín, Colômbia


Tags deste artigo: português; museus; centros de ciência; américa latina