Ir para o conteúdo
ou

12ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social

Patrocínio

Mídias Sociais

      

OID

Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Últimas novidades

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

Inscrições para a cobertura colaborativa já estão abertas

6 de Novembro de 2012, 0:00, por Desconhecido

As inscrições para a cobertura colaborativa da 11ª OID já estão abertas. Voluntários interessados devem preencher um formulário indicando área de atuação de preferência e citar experiências relevantes em comunicação que já vivenciaram. Os selecionados serão avisados por e-mail.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail gabriel em softwarelivre.org.



Lançada em Porto Alegre a 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social

5 de Novembro de 2012, 0:00, por Desconhecido

 Coordenador da ASL.Org, Ricardo Fritsch. (Foto: Cristiano Sant'Anna / Índice Foto)

O lançamento da 11ª OID foi um sucesso! O evento contou com a presença do Coordenador Geral da Associação Software Livre.Org, Ricardo Fritsch, da Diretora do Coletivo Digital, Beá Tibiriçá, que representou as instituições parceiras da ASL na organização da Oficina, além da Coordenadora Geral do Inovapoa, Deborah Villela, do Diretor de Inclusão Digital do Governo do RS, Gerson Barrey, e do Diretor da CCMQ, Manoel Henrique Paulo.

A Oficina acontecerá entre os dias 27 e 29 de novembro na própria CCMQ e também no Hotel Ritter, em Porto Alegre. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na seção inscrições.

 

Diretora do Coletivo Digital, Beá Tibiriçá. (Foto: Cristiano Sant'Anna / Índice Foto)



Casa de Cultura Mario Quintana abre o Jardim do Lutz para lançamento oficial da 11ª Oficina

26 de Outubro de 2012, 0:00, por Desconhecido

No dia 1º de novembro, às 17h, acontece o lançamento oficial da 11ª Oficina, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A celebração contará com a presença da Secretária de Comunicação e Inclusão Digital Vera Spolidoro e do Secretário  de Cultura Luiz Antonio de Assis Brasil.

As representantes das organizações da sociedade civil Silvana Lemos de Almeida, da ONG Programando o Futuro (RJ), e Beatriz TIbiriçá, do Coletivo Digital (SP), também estarão presentes, além dos representantes das ONGs locais Rede de Marista de Solidariedade, Cidadania Digital e Associação Software Livre.Org.

 

O Jardim Lutzenberger


No espaço mais poético do centro cultural mais emblemático de Porto Alegre: não havia melhor local que o Jardim Lutzenberger, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, para receber a solenidade que anuncia oficialmente a realização da 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social.

O jardim conta com uma coleção de pequenos ambientes botânicos representativos de diversos biomas brasileiros, e é uma homenagem a José Lutzenberger, agrônomo e ativista ambiental que foi um dos pioneiros na defesa da ecologia no Brasil, ainda nos anos 1960. Ele acreditava que a jardinagem era uma ferramenta de estímulo à sensibilidade de cada indivíduo para a preservação ambiental. 

O Jardim também conta com mobiliário feito com "não-madeira" que, proveniente da reciclagem de plástico, não sofre deterioração com a exposição ao clima.

(Fotos: Coletivo Digital)



Bem vindos!

25 de Setembro de 2012, 0:00, por Desconhecido

A última  edição da Oficina aconteceu em novembro de 2011 em Vitória-ES. (Foto: Coopapi)

Compartilhar e debater mecanismos de participação social bem como estratégias e projetos de políticas públicas de inclusão digital no Brasil e na América Latina, tendo como eixo fundamental a participação social através do acesso às tecnologias da informação. Esses são os objetivos da 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, que há mais de uma década vem resultando nas principais ações e projetos compartilhados entre governo e sociedade civil  em torno da inclusão digital.

Organizada historicamente por entidades da sociedade civil em parceria com o Governo Federal, a cada ano em uma região diferente do país, em 2012 a Oficina acontece em Porto Alegre (RS), entre 27 e 29 de novembro.

Porto Alegre já sediou, em 2006, a 5ª Oficina para Inclusão Digital, em uma edição histórica que revitalizou o evento com a presença de telecentristas de todas as regiões do Brasil e com integrantes do movimento Cultura Digital. Foi na capital gaúcha que se estabeleceu o formato atual do encontro, com debates, oficinas práticas e uma carta da sociedade civil dirigida ao Governo, com demandas orientadoras de políticas públicas para o setor.

A edição de 2012 será marcada por mais um avanço, ao incluir a Participação Social, preocupação que sempre perpassou a Oficina, no seu título e temática, explicitando assim sua importância fundamental para assegurar políticas públicas de inclusão digital.

Assim, a escolha por Porto Alegre tem reforçado seu significado, já que a cidade carrega um histórico de vanguarda em processos de participação social, incluídos aí o Orçamento Participativo, a vitalidade do Fórum Social Mundial e o significativo Fórum Internacional Software Livre, além de facilitar, por sua localização geográfica, um evento com convidados internacionais expondo as experiências de outros países da América Latina sobre a temática do evento.

Agentes e ativistas de iniciativas de inclusão digital; gestores públicos e privados; autoridades e legisladores; representantes da sociedade civil (ONGs, entidades e associações); professores da rede pública de ensino; estudantes, pesquisadores, especialistas e desenvolvedores e demais interessados em tecnologias da informação e da comunicação (TIC) 

Junte-se a nós!

Data: 27 a 29 de Novembro de 2012

Local: Ritter Hotel

Cidade: Porto Alegre/RS

As incrições são gratuitas.



Tags deste artigo: inclusão digital participacão social software livre

Article not selected yet.