Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

 Voltar a GrupoWebLove...
Tela cheia Sugerir um artigo

Mozilla Foundation, Team Mobilizer e Firefox OS – Bem vindo ao novo mundo da web sem fronteiras.

7 de Fevereiro de 2013, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 94 vezes

Mozilla é uma organização sem fins lucrativos, baseada em comunidades, que busca inovação, proteger a privacidade e escolhas do usuário e liberdade da web. Feita por quaisquer pessoas que desejem construir uma web livre, aberta e de qualidade, que lutam por fazer uma web melhor, e gerar oportunidades vindas dessa liberdade!

Firefox LegoO sucesso do Firefox é exatamente devido a essa liberdade e às comunidades que acreditam e apoiam a causa da Mozilla Foundation. Através dos anos a web deixou de ser algo fechado, complicado e perigoso, visto através dos olhos das grandes corporações para se tornar algo feito pelos usuários para os usuários.

Hoje através do navegador que surgiu na plataforma desktop, já é possível navegar em segurança, com sigilo e ter uma experiência única da web. Também é possível compartilhar e sincronizar seus favoritos, histórico de navegações e muito mais e não somente entre computadores, mas também no mundo mobile, com o navegador Firefox mobile.

Mas, e se o navegador Firefox fosse apenas o começo? e se pudesse ser parte de algo muito maior?

Pensando assim, a Mozilla criou um movimento, chamado Team Mobilizer. O objetivo do Team Mobilizer é que pessoas de diferentes lugares do mundo, com diferentes habilidades e culturas possam trabalhar em prol dessa causa. Participar do Team Mobilizer não é um trabalho remunerado, mas é muito enriquecedor do ponto de vista curricular, além de que permite conhecer pessoas, contribuir com usuários e experts da tecnologia web e muito mais…

É possível participar do Team Mobilizer de muitas maneiras. Você pode:

  • Traduzir o material informativo e de apoio, como tutoriais, manuais etc, pois a maioria está em inglês e existe uma comunidade de mais de 400 mil usuários do navegador Firefox no Brasil que necessitam de algum tipo de ajuda.
  • Cadastrar-se para através da ferramenta de FAQ e redes sociais da Mozilla está respondendo aos questionamentos realizados, na área de suporte ao usuário.
  • Programando. Se você manja de programação, consegue trabalhar em equipe e desejar, pode contribuir com código. Basta acessa os repositórios no GitHub e começar a agir.
  • Qualquer outra coisa também pode ser sugerida para auxiliar o Team Mobilizer. Se você quer ajudar e ainda não sabe de que forma, entre em contato e procure conversar com algumas pessoas que estão mais a frente do projeto, com certeza encontraremos algo de interessante para você. No Twitter, você pode seguir @firefoxbrasil e no Facebook tem a página do FirefoxBrasil e o grupo MobilizerBrasil.

Team Mobilizer

Diga olá para o futuro:

Seguindo sempre em frente, a Mozilla fez na última semana de janeiro de 2013, durante a Campus Party, o lançamento mundial do sistema operacional para dispositivos móveis, chamado simplesmente de FirefoxOS.

Nascido e criado com o lema de liberdade para todos, o FirefoxOS é a resposta para os desenvolvedores que buscam uma plataforma aberta e segura de desenvolvimento, e uma proposta aos usuários de terem uma experiência web completa através dos dispositivos que rodam esse sistema.

A Mozilla, e isso foi deixado bem claro nas palavras de seu diretor executivo – Mark Surman, é uma espécie de Lego, onde as informações são os blocos de montar. Cada vídeo, cada post, cada comentário, cada tuíte, cada compartilhamento pode e deve ser utilizado da maneira que o usuário desejar.

Utilizar os padrões web estabelecidos, e aqui estamos falando de HTML5, Javascript e CSS3 como tecnologia para a plataforma mobile parece nada mais que a escolha natural para isso.

Hoje em dia costuma-se dizer que o mundo inteiro está conectado. Estatísticas falam que apenas uma pequena parcela de aplicações para dispositivos mobile utilizam linguagens de programação proprietárias, mesmo em Android, iOS e WindowsPhone. O grande motivo da necessidade dessas linguagens proprietárias é que as API’s necessárias para certos aspectos das aplicações estão disponibilizadas apenas nas linguagens proprietárias, o que contraria o conceito de plataformas abertas e transforma a vida dos desenvolvedores num inferno para conseguir lançar sua aplicação para, ao menos, os sistemas mais utilizados. Para o usuário isso gera o constrangimento de ter sempre uma experiência diferente em cada sistema que utiliza, e a necessidade de reaprender como utilizar todas as mesmas aplicações em sistemas distintos.

Firefox OS disponibiliza todas as suas API’s na linguagem javascript. Isso significa que mesmo a necessidade de acessar câmera, GPS, acelerômetro ou qualquer outro recurso do dispositivo, não há a necessidade de entender uma linguagem específica para cada sistema operacional, apenas o bom e velho javascript que é usado em uma infinidade de páginas web diariamente.

Por ser um sistema aberto, isso é, qualquer um pode pegar o código fonte do sistema operacional, estudá-lo, modificá-lo etc, e por utilizar desses padrões abertos (HTML5 e CSS3), o Firefox OS pretende se tornar referência também para todo o resto do mercado mobile, buscando junto ao W3C que esses padrões sejam uma recomendação oficial para o desenvolvimento de aplicativos móveis. Pretende que, ao demonstrar o quão fácil, intuitivo, acessível e eficiente o padrão aberto da web pode ser, as outras empresas que desenvolvem sistemas operacionais também passem a utilizar o mesmo padrão. E assim, a experiência que o usuário deverá ter, pois o foco deve estar sempre no usuário e não no sistema, seja única, não importando se o acesso se dá por meio de celulares, tablets, computadores, TV’s e quaisquer outro dispositivo.

A versão para desenvolvedores já está disponível para testes. O lançamento oficial contou com uma parceria da Mozilla Foundation, com a Telefônica Vivo e a GeeksPhone. Aconteceu durante a Campus Party 2013 em São Paulo e existem dois modelos de smartphones que estão homologados para esta versão de testes, intitulada Developer Preview:

Keon mobilePeak Mobile

  • Peak: Hardware Poderoso. Dotado de CPU Qualcomm Snapdragon S4 8225 1.2Ghz x2; UMTS 2100/1900/900 (3G HSPA); GSM 850/900/1800/1900 (2G EDGE); Tela 4.3″ qHD IPS Multitouch; Camera 8 MP (back) + 2 MP (front); 4 GB (ROM) and 512 MB (RAM); MicroSD, Wifi N, Bluetooth 2.1 EDR, Radio FM, Light & Prox. Sensor, G-Sensor, GPS, MicroUSB, Flash (camera); Bateria 1800 mAh.
  • Keon: Mais modesto, mas não menos interessante. CPU Qualcomm Snapdragon S1 7225AB 1Ghz; UMTS 2100/1900/900 (3G HSPA).
    GSM 850/900/1800/1900 (2G EDGE); Tela 3.5″ HVGA Multitouch; Camera 3 MP; 4 GB (ROM) and 512 MB (RAM); MicroSD, Wifi N, Bluetooth 2.1 EDR, Radio FM, Light & Prox. Sensor, G-Sensor, GPS, MicroUSB; Bateria 1580 mAh.

A boa notícia é que você nem precisa comprar um destes aparelhos se quiser testar suas aplicações no sistema operacional. Se você utiliza o navegador Firefox, basta instalar uma extensão que simula o sistema operacional, onde é possível ter de forma rápida e precisa todas as características de interface entre sua aplicação e o Firefox OS.

Nós do Grupo WebLovers realizamos um Hagout do Google para demostrar o aparelho Keon que recebemos durante a Campus Party e outras informações a respeito do Team Mobilizer e do Firefox OS e em breve estaremos trazendo a público muitas outras novidades. Assistam o vídeo abaixo, acessem os links no final da postagem e comentem, escrevam-nos contando suas impressões. Mobilize-se!

LINKS COMENTADOS DURANTE O HANGOUT:

Site oficial da Mozilla
O você pode fazer para contribuir
Firefox no Twitter
Firefox no Facebook
Team Mobilizer Brasil no Facebook
Página para desenvolvedores
MarketPlace para desenvolvedores
Simulador FirefoxOSPalestra do Diretor Executivo Mark Surman na CPBR

Você devia me seguir no Twitter: @eli_embits


Fonte: http://feedproxy.google.com/~r/weblovers/~3/lwc2LhgcsHU/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.