Como exportar um OPML do seu Google Reader
5 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaNão é novidade que o Google Reader está com seus dias contados (encerra dia 1° de Julho, para ser bem exata), o que talvez você não saiba é que é muito fácil gerar um arquivo OPML com as suas assinaturas.
Quando você acessa o botão de engrenagem, o Google te leva para o Takeout e te dá a opção de baixar seus dados, o resultado é um arquivo compactado com uma série de arquivos.
Caso você já tenha feito o download, deve ter notado que não tem nenhum .opml lá dentro, só um monte de .json e um .xml.
Não se desespere. É assim mesmo.
O pulo do gato
- Localize o .xml
- Faça uma cópia
- Renomeie este arquivo mudando sua extensão para .opml
PRONTO!
Com este arquivo em mãos fica fácil migrar para praticamente qualquer outro agregador de feeds, já que a maioria aceitar importar o .opml.
Postado originalmente no Kellices
O post Como exportar um OPML do seu Google Reader apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Flisol 2013
6 de Abril de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOlá, Abril chegou de novo e como já é de costume, vai acontecer mais um FLISOL – Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, e a galera do SL vai compartilhar e disseminar a ideia do uso de ferramentas livres
O evento
O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. Ele acontece desde 2005 e é realizado anualmente, ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. Porém é um evento descentralizado, onde as comunidades organizam e realizam seu próprio festival, tudo acontece de forma voluntária. Neste evento se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes. Paralelamente são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.
A missão do FLISOL é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. O Flisol acontece sempre no 4º sábado de abril e a edição 2013, nada mais nada menos que a 9ª. edição, está marcada para o dia 27. O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre.
O que acontece?
Durante todo o dia, voluntários propõem a instalação de Software Livre, como distribuições de Gnu/Linux e aplicativos livres. Dependendo do grupo responsável pela organização, além da instalação, podem ser oferecidas ao público palestras, oficinas e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).
O que preciso fazer pra participar?
Verifique onde será na sua cidade e leve sua máquina ao evento, ou CD, DVDs e pendrives para realizar gravações.
Confira a lista das cidades participantes:
BA (Valença, Salvador, Senhor do Bonfim, Itajuípe)
CE (Fortaleza, Quixadá, Sobral, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Russas, Redenção, São Gonçalo, Tabuleiro do Norte)
DF (Brasília)
ES (Vitória)
GO (Anápolis, Goiânia, Itapuranga, Jataí, Luziânia, Uruaçu )
MA (Imperatriz, São Luís)
MT (Sinop, Rondonópolis)
MS (Campo Grande)
MG (Belo Horizonte, Pouso Alegre)
PA (Belém, Bragança, Capanema, Conceição Do Araguaia)
PB (Campina Grande, João Pessoa)
PR (Campo Mourão, Curitiba, Francisco Beltrão, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama)
PE (Serra Talhada, Belo Jardim)
RN (Natal, Mossoró)
RJ (Rio de Janeiro, Resende)
RS (Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santiago, Viamão, São Borja)
SC (Florianópolis, Chapecó, Concórdia, São João Batista, Joinville)
SE (Aracaju)
SP (Amparo, Assis, Boituva, Campinas, Guaratingueta, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Salto, Santo André, Santos, Sorocaba, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo)
TO (Araguatins, Palmas)
Para mais informações sobre o evento acesse: http://www.flisol.info/Brasil
Até a próxima.
O post Flisol 2013 apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Profissão Blogueira – Mulheres na rede
16 de Março de 2013, 0:00 - sem comentários aindaElas só queriam expor suas ideias para as amigas, mas, com o tempo, perceberam que tinham um poder muito maior nas mãos: A comunicação. Vejam quem são as blogueiras que ditam tendências e fazem sucesso na internet.
Ser blogueira está na moda. Yoani Sánchez, a cubana que passou a criticar a ditadura de seu pais na internet, que o diga: ganhou até reconhecimento internacional com o “Generación Y“.
Bem menos experiente, mas nem por isso menos corajosa, a estudante catarinense Isadora Faber, 13 anos, também encontrou seu espaço na rede para registrar o que a incomoda na escola. A página no facebook Diário de Classe.
A ex-garota de programa Rachel Pacheco, também ficou famosa na web, particularmente no Brasil: em 2003, ela criou um blog para contar as aventuras sexuais que viveu como Bruna Surfistinha. O sucesso do blog foi tanto que, em 2005, sua história virou livro “O doce veneno do escorpião” e, mais tarde, inspirou o filme protagonizado por Deborah Secco.
Mas não só problemas, sexo e política costumam render uma boa audiência na web. Outros temas como amor, a dor, a moda e tudo que envolve o universo feminino também ( Até nós Geeks )
A blogueira Cris Guerra de 42 anos, por exemplo, começou o blog “Para Francisco”, em 2007, após a morte de seu marido: “Eu estava grávida e queria expor o que eu estava sentido. Queira desabafar, explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos pela viúva e mãe, no caso eu” conta Cris, que logo depois criou um outro blog o “Hoje Vou Assim“.
“Foi um impulso, fui ao trabalho com uma roupa que gostei e tirei uma foto para eternizar o momento. Foi ali que passei a postar meus looks diários” . Hoje, Cris não trabalha mais como redatora publicitária, agora dedica-se ao blog e escreve crônicas, além de uma coluna sobre moda. “Tudo mudou, me tornei uma formadora de opinião, fiquei conhecida e a publicidade passou a vir atrás de mim”, diz.
Quem também passou a ser assediada pela publicidade foi a blogueira de “Eu capricho“, Luiza Gomes. “Nunca fui atrás deles. Para mim o dinheiro nada mais é do que fruto do trabalho e dedicação de quem tem um blog” . Explica a jovem que não abre o seu orçamento atual, mais o blog já lhe rendeu R$ 4,5 mil por mês.
Quando começou Luiza queria apenas usar melhor o seu tempo. “pesquisava temas que eu tinha dúvida, como combinar certas roupas, cores e estilos. Após poucos tempo, as minhas dúvidas viraram posts e, depois, comecei a gostar mesmo do assunto”.
Luiza Gomes é publicitária e deixou a carreira corporativa para se dedicar ao “Eu Capricho” – blog de moda que começou em 2007 e que hoje recebe mais de 1 milhão de visitas por mês.
“Ser Blogueira é fazer o que amo, trabalhar muito e não ter férias” – Luiza Gomes, 28 anos.
Julia Petit começou o seu blog, Petiscos, em 2007. de lá para cá, muita coisa mudou. O Blog virou site, mas manteve a sua linguagem informal e ela passou a apresentar um programa de TV.
“Como internauta compulsiva, achei que um blog seria uma boa ideia” – Julia Petit, 40 anos.
Camila criou o Garotas estupidas, em 2006 e, em 2012, seu blog foi eleito o 8º mais influente do mundo pelo site Signature 9.
Em 2010, ele também foi citado pela Vogue Paris.
“Criei o Blog para dividir com as amigas as novidades” – Camila Coutinho, 24 anos.
Bruna, criou o Depois dos Quinze, em 2009, seu blog começou como um diário para expressar seus sentimentos após o termino de um relacionamento, desde então o blog criou uma personalidade própria.
“Comecei a converter sentimentos em palavras e colocá-los em ordem na tela de um computador” -Bruna Vieira, 18 anos.
E vocês meninas, escrevem em algum blog ? ou conhecem alguem que escreve ou gostam muito de um blog que não apareceu na lista? Que tal deixarem a dica nos comentários, vamos trocar figurinhas nessa blogesfera.
O post Profissão Blogueira – Mulheres na rede apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Mas afinal o que é um CMS?
26 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOlá pessoal!!! Sentiram minha falta? Pois é, andei meio sumidinha mas agora vamos volatr com força total falando sobre CMS!!!
Vamos começar uma série mostrando CMSs famosos mas antes disso vamos entender o que é um CMS.
A sigla CMS significa: Content Manager System ou seja (Sistema de gerenciamento de conteúdos). Ele serve como “esqueleto” para sua página, funciona de modo que gerencie seu conteúdo, cuide da segurança e também facilite na customização do site.
Então na verdade um CMS nada mais é do que uma plataforma que lhe permite criar sites trabalhando na customização, onde a base “esqueleto” já está pronta.
Os exemplos de CMSs são:
- WordPress
- Joomla
- Drupal
- Magento
- Entre outros
Os CMSs além de serem customizáveis ainda possuem plugins instaláveis, como se fosse um “lego” você personaliza com o plugin da funcionalidade que desejar.
Ótimo não? Bom agora vamos nos próximos posts conhecer um pouco de cada CMS.
Beijos e até a próxima!!!
O post Mas afinal o que é um CMS? apareceu primeiro em GarotasCPBr.
I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia
26 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOlá pessoas! Nossa coluna está de volta trazendo muitas novidades. Agora no mês de março vai acontecer um evento que vai dar muito o que falar, o I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia, a ser realizado em Goiânia – GO no dia 02 de março de 2013, na Faculdade de Tecnologia SENAC.
Este encontro com certeza será um marco, dada a sua preocupação em divulgar e destacar o papel do gênero feminino no mundo da tecnologia, sem falar no comprometimento de toda a organização do evento em levar pra quem vai participar ideias e novos horizontes dentro desta temática.
O objetivo básico do evento é “promover um encontro presencial entre mulheres da área de tecnologia ou não, visando reforçar a autoestima e incentivar as participantes na busca contínua pelo seu crescimento na área de tecnologia da informação; colaborando no empoderamento destas profissionais, facilitando na sua empregabilidade e sociabilização nas áreas de inovação e tecnologia”.
O encontro é organizado pelo grupo Mulheres na Tecnologia (/MNT) que tem como missão colaborar para o reconhecimento do potencial feminino da área de Tecnologia da Informação. Iniciou em janeiro de 2009 com a união de três mulheres em Goiânia-Goiás que tinham a visão de tornar o grupo uma referência nacional na luta pela equidade de gênero na Tecnologia da Informação.
Público-alvo:
- Mulheres de todo o país, integrantes ou não do /MNT, interessadas na área de tecnologia e nas discussões com recorte de gênero.
- Pesquisadores, professores e estudantes das mais diversas áreas;
- Empresários;
- Profissionais;
- Gestores públicos e técnicos que atuam em TI;
- Representantes de outros Grupos que atuam na defesa dos direitos das mulheres;
- Comunidade em geral.
As inscriçoes possuem valores distintos para quem mora em outros Estados, conforme pode ser observado abaixo:
Inteira (Profissionais) – R$ 60,00
Meia (Estudantes, professores e visitantes de outros estados) – R$ 30,00
O encontro vai ter a participação de um time de mulheres palestrantes, com assuntos que vão de Gênero e Trabalho na Tecnologia da Informação a Empreendedorismo Feminino na TI, além de workshops. Confira a agenda.
Para se inscrever, acesse: http://mulheresnatecnologia.org/comoinscrever
Para saber mais sobre o evento e o grupo /MNT, clique aqui: http://mulheresnatecnologia.org/evento
Abraços
Até a próxima
O post I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Desafio: Ford Code – Campus Party Brasil 6
30 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaJá esta rolando o desafio “Ford Code” da Ford aqui na Campus Party, mas ainda da tempo de participar.
Para participar basta acessar a página Ford Brasil no facebook, e ir acompanhando com muita, mas M-U-I-T-A atenção. Pois ao longo do dia serão revelados 5 números, em cinco posts marcados com a Hashtag #FordNaCPBr, com os números anotados, basta descobrir qual é a sequência correta e aguardar o sexto post que irá revelar o momento em que as promotoras da Ford vão revelar a sequencia correta dos números.
Nesse momento vá correndo até o stand da Ford na CPBr, o primeiro que chegar e digitar a sequencia correta, ganhará o prêmio que estiver dentro do carro!
Pô, legal! Mais quais são os prêmios?
No dia 29/Jan, foi um Samsung Galaxy SIII.
No dia 30/Jan, iPad Retina.
No dia 31/Jan, Xbox 360.
No dia 01/Fev, Samsung Galaxy Note 2.
E Tchamtchamtchaaam…
No dia 02/Fev, ECOSPORT ZERINHO!! Mamia!
Bora participar, fiquem de olho na página do facebook..
Todo dia é um prêmio diferente!
O post Desafio: Ford Code – Campus Party Brasil 6 apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Submarino e Printgr.am na Campus Party 6!
30 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaPessoal se liga no que que a Submarino com a parceira do Printgr.am estão oferecendo nessa edição da Campus Party.
Você quer as suas clicadas impressas? então não perca tempo!
Fotografe o que você quiser aqui na #CPBr6, e publique no Instagram com a hashtag #Subnacampus, espere alguns momentos e passe no Stand da Submarino, e retire as suas fotos impressas.
E melhor de tudo é de GRAÇA e não há limites de fotos até o momento! Corram!!
Aproveitem para seguir e curtir as nossas fotos no Instagram!
Fiquem de olho, logo logo postaremos mais novidades!
O post Submarino e Printgr.am na Campus Party 6! apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Mobilidade, Aplicativos da Campus Party Brasil 6
29 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaPerdido com a programação da Campus Party Brasil 6? ~se sim, não mais!
Já estão disponíveis para download na Apple App Store e na Google Play Store os aplicativos oficias da Campus Party Brasil 2013.
Com eles o campuseiro terá acesso às últimas informações sobre o evento, além de ter na palma da mão a programação completa do evento e mais dados sobre os principais palestrantes.
Os aplicativos para iOS e Android foram desenvolvidos em uma parceria com a Jalan Tecnologia, que também já havia produzido uma aplicação para Campus Party Recife realizada em julho de 2012.
O post Mobilidade, Aplicativos da Campus Party Brasil 6 apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Começa a Campus Party Brasil 6ª Edição!
29 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaE foi dada a largada para o inicio das atividades da Campus Party Brasil 6, e como não poderíamos ficar de fora, a equipe das GarotasCPBr, estará participando arduamente nessa edição.
Vamos mostrar o que esta rolando aqui desse lado da arena, e sim claro, também do lado expor. não deixem de nos acompanhar através do Twitter, Facebook e canal do Youtube!
Fomos dar uma xeretada primeiro do lado expor que será aberto ao público amanhã (Hoje para vocês) a partir das 09h00.
Confiram o que esperam por vocês amanhã:
Não Salvo, marcando a presença na CPBr6 ( Esse está do lado dos campuseiros, me desculpem)
Geração Games dos anos 80’ e 90’. Muito Massa!
A BB MAPFRE Seguros, trouxe um quarto de luxo Geek, amanhã descobriremos qual será a brincadeira para passar unas horinhas nesse sonho!
Olha só a vista desse quarto! sonho de quem?
Um quarto desse não pode decepcionar, olha só o game! quero só ver os jogos que eles não disponibilizar para o felizardo!
A VIVO marcando a presença com o seu humilde stand!
Pelo visto teremos um joguinho para levar um Vivinho para a casa, eu quero um U_U .
A Submarino também não fica atrás com o seu arrojado stand, me surpreendeu!
Olha só quem esta também carimbando o passaporte na #CPBr6, Windows é você?
E a promessa é “Navegue mais rápido com o Internet Explore 10” WTF!!!! Amanhã faço questão de testar isso!
Como não notar cada detalhe do Stand da UOL, a cada campus eles arrasam!
A Grande sacada da CPBr6 é realmente games, praticamente todos os stands terão games para concorrer a algum prêmio.
Como uma boa Mulher que sou, é obvio que meus olhos tiniram quando viram esse Stand, a promessa é “O LOOK DA CAMPUS”
Segundo a fonte do Stand, as peças são apenas de amostra, mas disseram que a organização está vendo a possibilidade de comercializar-las amanhã.
A Sapatilha que certamente se estiver a venda, voltara comigo! Meninas, se ela tiver a venda, deixem ela para mim, okay!?
É um olho no sapato e outro, é obvio… na Bolsa! =)
Das blusas a minha selecionada foi essa, bom pra falar a verdade os Looks não tinham nenhuma camiseta com uma pegada Geek, mas todas as peças expostas são muito bonitas e eu gamei na sapatilha!
Até a Petrobrás embarcou no universo Nerd de Ser! OMG! Aquilo é um microondas no quarto? O_o
A Ford, como a primeira montadora a apoiar e participar da Campus Party!
Olha só a belezura, só não informaram se será apenas para a exposição, ou irá rolar alguma promoção com esses veículos!
O vermelho ao meu gosto é melhor!
Bom, até o momento é isso que temos na Arena Expor, logo voltamos com mais novidades.
Até já!
O post Começa a Campus Party Brasil 6ª Edição! apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Videolog Kellices – Dicas para campuseiros de primeira viagem
19 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOlá, pessoas. Este ano ainda não fizemos twitcam, então resolvi aproveitar uma ideia antiga: Fazer um videolog.
E foi nessa vibe campuseira que surgiu o Kellices e o primeiro episódio é sobre o que levar para a Campus Party.
Aqui está o vídeo:
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
Aqui está o slideshare com os slides que eu usei:
Aqui tem uma lista excelente do próprio Garotas CPBr e aqui tem outra lista bem completa (uma das melhores) do Cerebelo na Brita.
Promoção Joox para quem vai na Campus Party - http://blog.joox.com.br/euvoucpbr6/
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/grupocampuspartybrasil/
Calculadora de tarifa de taxi - http://www.tarifadetaxi.com/sao-paulo
Site da SP Trans - http://www.sptrans.com.br/
Endereço: Campus Party Brasil 2013
- Facilidade de acesso aos aeroportos de Guarulhos (internacional/nacional) e Congonhas (nacional e ponte aérea RJ).
- Ao lado do Campo de Marte – heliporto e aeroporto para aeronaves particulares – maior segurança para autoridades e executivos.
- Próximo ao Terminal Rodoviário Tietê (interestadual/internacional) e à estação Tietê do metrô. Linha de ônibus 278A (Ceasa – Penha) e pontos de táxi nesse Terminal.
O post Videolog Kellices – Dicas para campuseiros de primeira viagem apareceu primeiro em GarotasCPBr.