Ontem aconteceu em Porto Alegre, no Fórum Internacional do Software Livre, a palestra do Tim Bray, desenvolvedor de Android, na Google.
O assunto da vez era UI – user interface – que é uma constante na lista de preocupação das principais corporações que lidam com interfaces de uso – desde empresas de design até desenvolvimento web se preocupam com isso atualmente. Sabemos que hoje temos inúmeros recursos disponíveis de features e possibilidades, mas é preciso atentar também no design e na experiência do usuário. De nada adianta ter um produto que possibilita a execução de inúmeras funções, se as pessoas não tem vontade de usá-lo pois sua aparência não é amigável ou fácil, instintiva.
“Temos que fazer as pessoas felizes com os software que fazemos.”
Tim nos chamou a atenção para a importância do feedback do usuário. Atualmente é impensável lançar um aplicativo para o Android, por exemplo, sem ter um botão onde a pessoa pode encontrar um formulário ou um endereço de contato com o desenvolvedor. Hoje estamos numa era em que não há espaço para versões beta; só alpha. Apesar do feedback ser importante, quem desenvolve há um bom tempo sabe que usuários também mentem ao descrever a reprodução do erro; o que não torna os relatos de todo inválidos, mas nos mostra a necessidade de melhores processos de testes de uso, e o lançamento de versões garantidamente estáveis ao máximo – daí a preocupação com o lançamento de versões alpha . O melhor tipo de contato que um usuário pode lhe dar é o que sugere uma melhoria.
Várias dicas práticas foram compartilhadas, entre elas, a de que uma mensagem de “Refazer” em um aplicativo é melhor do que um alerta de “Você tem certeza que deseja deletar este item?”. O foco do desenvolvedor tem que ser produzir apps fáceis, que não precisam de instruções. Aliás, que não precisam de nenhuma instrução – de preferência.
Você já contratou um designer?
Design, por mais que programadores torçam o nariz, é essencial. Pelo menos, se você está criando algo que não vai ser usado somente por você. O design aliado a um bom estudo de usabilidade e navegação vale mais do que um aplicativo recehado de recursos ótimos, mas que vem com a necessidade da leitura de uma série de instruções para usá-lo. Os desenvolvedores devem trabalhar com bons designers, e mais ainda: com deisgners profissionais, que entendem o mínimo da tecnologia que virá por trás daquilo que estão desenhando.
No caso dos dispositivos móveis, hoje encontramos uma nova preocupação: desenhar interfaces que permitam a re-disposição de seus elementos conforme, por exemplo, uma pessoa vai girando um iPad.
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No software livre, tradicionalmente, encontramos desenvolvedores muito habituados a lidar com interfaces modo texto, e é natural que a parte visual seja um tanto esquecida; mas as interfaces gráficas são importantes, sim. Pelo mnenos se você quer ganhar dinheiro, segundo Tim Bray.
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