Tags: Bino, Firefox, H.264, Patentes
Trechos da nota no iG Tecnologia:
Um projeto paralelo chamado WildFox quer adicionar o formato de vídeo H.264, coberto por patentes, ao Firefox, já que a própria Fundação Mozilla decidiu não fazê-lo. O navegador estará disponível aos usuários de países onde as patentes sobre o H.264 não se aplicam.
Janus(…) Já o H.264, amplamente suportado tanto em software quanto em hardware, não é considerado viável para projetos de código aberto como o Firefox por ser coberto por patentes e a necessidade do pagamento de royalties por sua implementação. Por isso, a Mozilla Foundation já anunciou que não irá suportar o formato H.264 no Firefox.
Mas isso parece não ser problema para os membros do projeto WildFox. Segundo os desenvolvedores, as patentes sobre o H.264 só se aplicam poucos países, entre eles os Estados Unidos e Coréia do Sul. A idéia é criar uma versão do Firefox com suporte a H.264 e distribuí-la livremente aos usuários em países onde as patentes não são válidas.
O projeto, que será baseado no código-fonte do Firefox 3.6.3, ainda está em estágio inicial, com discussões sobre qual biblioteca será utilizada para implementar o suporte a vídeo. A equipe do WildFox convida qualquer desenvolvedor com experiência em C++, familiar com o código-fonte do Firefox e conhecimento básico sobre bibliotecas multimídia a se juntar ao projeto. Mais informações estão disponíveis no site oficial, em wildfox.sourceforge.net (via tecnologia.ig.com.br)
0sem comentários ainda