Sou fã declarado da linguagem AWK e tenho meu próprio artigo de introdução à linguagem, publicado em 2001, para comprovar. Admito que gostaria de ser faixa-preta em Python, Ruby, Perl ou alguma outra linguagem com um ecossistema mais completo e que me permitisse manipular e gerar fluxos de texto com um pouco mais de estruturação e apoiado por bibliotecas de funções mais poderosas, mas o fato é que não sou, e que o AWK vem me atendendo, ano após ano, mesmo sem dispor de tudo o mais que estas outras linguagens me ofereceriam.
E como todo admirador, acabo achando graça em coisas feitas em AWK que não me chamariam a atenção se fossem em outras linguagens. É o caso deste resolvedor de Sudoku em AWK, por exemplo.
Resolver o popular quebra-cabeças é um bom passatempo para bastante gente que conheço, mas a mim nunca encantou. Já a idéia de implementar um algoritmo (suficientemente simples) que o resolva me seduz bem mais, e o fato de já haver diversas implementações (será que o Aurélio já fez um em SED?) não me desmotiva ;-)
No caso deste “Sudoku Solver” em AWK, implementado de forma elegante e razoavelmente bem documentado no próprio código, a entrada e a saída dos dados ocorrem em um formato que lembra um pouco o século passado, mas a lógica seguida é bem interessante, embora a linguagem seja admitidamente datada.
Vale mais pela curiosidade do que pela funcionalidade, mas se você estava em busca de um algoritmo para praticar algo em sua linguagem preferida, fica a dica para o caso de chover muito no final de semana ;-)
0sem comentários ainda