Embora eu goste de assistir filmes em Blu-Ray, fazê-lo no computador não é minha praia; mas sei que há quem goste e se ressinta da dificuldade (ou impossibilidade prática, até recentemente) de assistir filmes Blu-Ray no Linux.
Conforme avança o comprometimento das tecnologias de DRM adotadas no formato, entretanto, vão surgindo opções para reduzir a dificuldade da façanha de assisti-los em ambientes não homologados pelos seus fabricantes. Pode haver pouca alteração das considerações jurídicas até o momento (e é melhor você discuti-las com um profissional da área, se tiver dúvidas sobre elas), mas as barreiras tecnológicas intencionais vão se tornando menos desafiadoras para o usuário, mais ou menos como ocorreu com a criptografia dos DVDs há vários anos.
E é o caso que – segundo a nota do OMGUbuntu – ocorre com o script para Blu-Ray no Linux disponibilizado por Sott Duensing.
Segundo a descrição, ele se encarrega de fazer uma ponte entre o shareware MakeMKV e o software livre VLC para permitir o acesso com menos esforço para assistir o conteúdo de um Blu-Ray. (via omgubuntu.co.uk)
0sem comentários ainda