Por que não começar eliminando fisicamente também o Caps Lock?
Tradicionalistas dos teclados no Linux em PCs ultimamente vão sofrendo um golpe após o outro: primeiro foi o adeus à funcionalidade default da combinação Ctrl+Alt+Backspace (que forçava o encerramento do X11) em distribuições recentes, e agora a Lenovo quer ser a precursora de um novo adeus, removendo de seus novos teclados de Thinkpads a tecla SysRq.
Herdeira de funcionalidades de antigos terminais, a tecla SysRq foi mantida nos teclados dos IBM PCs e seus sucessores ao longo das últimas décadas, muito embora a maioria absoluta dos usuários não tivesse utilidade para ela. Com alguns administradores e usuários avançados de Linux a história poderia ser diferente – ao menos para os que sabem o que é o Magic SysRq, que já me ajudou a sair de diversas enrascadas.
Claro que logo surgirá alguma alternativa para nós, e francamente concordo com a remoção desta tecla dos notebooks, se ajudar a dar espaço para outras usadas com mais frequência, ou reduzir o aperto, ou mesmo permitir que as teclinhas ganhem alguns nanômetros a mais.
Mas para aumentar o grau de mudança em nossas vidas, a Lenovo foi além e praticou uma inversão: seus novos teclados de Thinkpads agora passam a ter as teclas de função (F1, F2, F3, …, F12) como secundárias, precisando ser pressionadas em conjunto com a tecla Fn – e as antigas funções secundárias (brilho, contraste, volume, controle da rede sem fio, etc.) passam a ser primárias.
Quem (como eu) ainda usa aplicações que emulem, implementem ou mantenham os costumes dos terminais “tradicionais” nestes laptops pode vir a sentir alguma piora, mas francamente eu acho que a mudança faz sentido, é positiva, e provavelmente logo surgirá um mapa de teclado continuísta para quem se sentir prejudicado ;-) (via pcauthority.com.au)
0sem comentários ainda