Esta convoluta história aparentemente começa com a denúncia ao FBI feita pelo co-fundador da Wikipédia, Larry Sanger. Sanger, que saiu da organização em 2002, alegadamente teria encontrado (em categorias denominadas Pedophilia e Lolicon) imagens exibindo crianças praticando atos sexuais.
A área jurídica da Wikimedia Foundation analisou as imagens e divulgou sua conclusão (interna) de que as imagens não violavam nenhuma lei federal dos EUA. O Register publicou um extenso sumário das opiniões jurídicas envolvidas, contra e a favor.
O assunto foi discutido inicialmente entre o público geek, mas chegou ao público em geral por intermédio de meios de comunicação como a Fox News, que deram grande divulgação à denúncia (a partir desta notícia do mês passado, incluindo suas atualizações ao final).
Na continuidade, após rajadas de parte a parte defendendo pontos de vista bastante incompatíveis entre si, o fundador Jimmy Wales tomou uma decisão e saiu apagando algumas imagens com cuja presença aparentemente não estava satisfeito, o que gerou também reações extremadas – internas, especialmente – ao ato e ao processo decisório individual que levou a ele, culminando na auto-retirada dos privilégios especiais de edição que Wales tinha sobre o conteúdo geral da Wikipedia.
Ou pelo menos parecia que havia culminado nisso, até que surgiu o boato (seguido de uma negativa veemente) de que ele havia renunciado ao seu posto.
Trecho da nota do IDG Now:
Nesta segunda-feira (17/05), o site Fox News.com noticiou que Jimmy Wales, fundador do Wikipedia, teria abandonado tanto o cargo de editor-chefe da enciclopédia online quanto o conselho que administra o site. No entanto, em conversa com o IDG Now! o Wikimedia, órgão que administra a página, negou veementemente as afirmações da Fox e assegura que Wales ainda ocupa um papel-chave na parte editorial dos projetos da fundação.
Segundo a Wikimedia, Wales desempenha uma função-chave no editorial dos projetos da entidade, em virtude de seu papel de fundador e também devido ao seu envolvimento ativo na continuação dos projetos. A companhia afirma , no entanto, que Jimmy teria renunciado voluntariamente a alguns privilégios técnicos que historicamente ele tem tido em sua conta de usuário e que isso em nada afeta o seu status oficial dentro da Wikimedia, nem sua posição editorial.
(…) Ela ainda esclarece que Wales está ativamente engajado em discussões com outros editores da Wikipedia em relação ao material pornográfico presente no Wikimedia Commons. “Discussões como essa são comuns em seu trabalho e normal na rotina de um voluntário ativo. Ele é um líder nos projetos da Wikimedia e, embora as discussões na semana passada tenham sido extremamente intensas, não podemos considerá-las problemáticas”. (via idgnow.uol.com.br)
0sem comentários ainda