A Red Hat, que está sendo processada pela Twin Peaks Software devido a acusações de infração de patentes desta no GlusterFS (adquirido pela RH no ano passado) contra-atacou de maneira pouco usual: acusando a empresa de violar a GPL e solicitando que ela deixe imediatamente de distribuir seus produtos TPS Replication Plus e TPS MyMirror.
Mas não tire conclusões apressadas: a violação da GPL a que a Red Hat se refere não é o ato de tê-la processado por patentes, mas sim algo mais trivial (e que, se confirmado, é mesmo uma violação clara da licença): a Twin Peaks teria distribuído o utilitário mount.mfs sem acompanhamento do código-fonte correspondente, e ele seria baseado em partes do pacote util-linux, cujo copyright pertence à Red Hat.
A RH pediu uma ordem judicial que proíba a empresa de continuar a distribuir o mount.mfs e todos os produtos que o usam, pois sob a GPLv2, o distribuidor que não a cumpre perde o direito de voltar a distribui-lo. A acompanhar. (via h-online.com – “Red Hat uses GPL to strike back in patent lawsuit – The H Open: News and Features”)
0sem comentários ainda