Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

Linux Magazine

getaddrinfo: Name or service not known

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

Guia do Hardware

530

Convergência Digital

503 Backend fetch failed

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tux Chile

500 Internal Server Error

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Linux Colômbia

Invalid feed format.

Linux Costa Rica

Invalid feed format.

Software Libre Peru

Invalid feed format.

Linux Equador

Invalid feed format.

Linux Espanha

Invalid feed format.

Linux Guatemala

Invalid feed format.

Linux México

Invalid feed format.

Linux Nicarágua

Invalid feed format.

Linux Panamá

Invalid feed format.

Linux Peru

Invalid feed format.

Linux El Salvador

Invalid feed format.

Linux Venezuela

Invalid feed format.

Soft Libre Bolívia

redirection forbidden: http://www.softwarelibre.org.bo/feed/ -> https://www.softwarelibre.org.bo/feed/

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

redirection forbidden: http://preguntaslinux.org/syndication.php -> https://preguntaslinux.org/syndication.php

Linux Rep.Dominicana

404 Not Found

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Paraná fortalece gestão pública e compartilhamento de sistemas

19 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3298 vezes

foto: Eduardo Macarios

Seminário de Ações compartilhadas encerra nesta quinta-feira (19) em Curitiba

Os sistemas que o Governo do Paraná está apresentando no II Seminário de Ações Compartilhadas, promovido pelo Ministério do Planejamento até esta quinta-feira (19) em Curitiba, são todos desenvolvidos pela Companhia de Informática do Paraná(Celepar) com tecnologia software livre. Durante o evento esses sistemas têm se destacado por fortalecerem a estrutura estatal e por se utilizarem de ferramentas que podem, justamente, ser compartilhadas com outros governos e esferas de poder. Essa é a análise da equipe da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), que apresentou no evento ações nas áreas de gestão de recursos humanos, de licitações e da frota oficial.

Na área de frota de veículos, por exemplo, o sistema centralizado de manutenção não só atende os cerca de 15 mil veículos (automóveis, motos, embarcações, tratores e outros) dos órgãos do Poder Executivo como também recebeu adesão do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e Tribunal de Contas. Assim, quase 20 mil veículos estão cobertos pelo sistema, informou o diretor do Departamento de Transporte Oficial (Deto) da Seap, Auro Josephat Dalmolin.

Dalmolin explicou o funcionamento do sistema ao grupo temático de trabalho “Gestão de Frota”, reunido no final do segundo dia do seminário, na tarde desta terça-feira (17). A divisão do Paraná em polos regionais, para a realização de licitações para contratação das oficinas, e ainda o passo-a-passo dos trâmites dos processos de solicitação, autorização e conclusão dos consertos foram pontos destacados pelo diretor. “Reitero que esse sistema pode ser compartilhado com outros Estados”, disse.

LICITAÇÕES - Também pode ser compartilhado com outros Estados, municípios ou demais poderes o Sistema de Gestão de Materiais de Serviços (GMS). O sistema, desenvolvido em software livre pela Celepar, reúne a bass de dados de materiais e produtos licitados e dos fornecedores e possibilita cruzamento mais dinâmico das informações.

O intuito é tornar centralizada a gestão das informações sobre os processos licitatórios do governo, desde a abertura até a execução do contrato por parte do fornecedor, salientou o diretor do Departamento de Administração de Materiais (Deam) da Seap, Roberto Antônio Dalledone. “O sistema foi desenvolvido pelas equipes do próprio Estado [Seap e Celepar], ou seja, não contratamos consultoria ou empresas de fora, e além disso é em software livre, o que permite ser cedido a qualquer esfera de governo que tiver interesse”, frisou Dalledone em sua apresentação no painel “Gestão de Materiais e Serviços”, também na tarde da úlrima terça.

CAPACITAÇÃO
- Na área de gestão de pessoal, a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seap, Sônia Schober, falou sobre as ações de capacitação profissional que a Rede Escola de Governo vem desenvolvendo há cinco anos. Foram mais de 5 mil eventos de capacitação, com quase 1,3 milhão de vagas preenchidas. “É como se cada servidor tivesse feito, nesse período, pelo menos dois dos cursos”, comparou.

Sônia Schober também enalteceu o fato dos programas serem executados pelo próprio governo.“Não compramos pacotes de cursos prontos. Eles são todos eventos elaborados pelos quadros de profissionais da administração pública.”

MAIS INFORMAÇÕES
- O Seminário de Ações Compartilhadas encerra nesta quinta-feira (19) no Centro de Convenções do Estação Embratel e aborda temas que compõem o Programa Nacional de Apoio à Modernização de Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (Pnage) e do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex). O seminário conta com a participação das secretarias de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e da Administração e da Previdência e da Celepar:

Mais informações podem ser obtidas nos seguintes endereços na internet:

www.seminarioac.pr.gov.br

www.seap.pr.gov.br

www.escoladegoverno.pr.gov.br


(com informações da AENotícias)


Tags deste artigo: celepar furusho paraná

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.