Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

Linux Magazine

getaddrinfo: Name or service not known

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

Invalid feed format.

Linux.com

SSL_connect returned=1 errno=0 state=error: certificate verify failed

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

Guia do Hardware

HTTP redirection loop: http://www.guiadohardware.net/erro/

Convergência Digital

503 Backend fetch failed

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

redirection forbidden: http://preguntaslinux.org/syndication.php -> https://preguntaslinux.org/syndication.php

Linux Rep.Dominicana

404 Not Found

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Paraná fortalece gestão pública e compartilhamento de sistemas

19 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3248 vezes

foto: Eduardo Macarios

Seminário de Ações compartilhadas encerra nesta quinta-feira (19) em Curitiba

Os sistemas que o Governo do Paraná está apresentando no II Seminário de Ações Compartilhadas, promovido pelo Ministério do Planejamento até esta quinta-feira (19) em Curitiba, são todos desenvolvidos pela Companhia de Informática do Paraná(Celepar) com tecnologia software livre. Durante o evento esses sistemas têm se destacado por fortalecerem a estrutura estatal e por se utilizarem de ferramentas que podem, justamente, ser compartilhadas com outros governos e esferas de poder. Essa é a análise da equipe da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), que apresentou no evento ações nas áreas de gestão de recursos humanos, de licitações e da frota oficial.

Na área de frota de veículos, por exemplo, o sistema centralizado de manutenção não só atende os cerca de 15 mil veículos (automóveis, motos, embarcações, tratores e outros) dos órgãos do Poder Executivo como também recebeu adesão do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e Tribunal de Contas. Assim, quase 20 mil veículos estão cobertos pelo sistema, informou o diretor do Departamento de Transporte Oficial (Deto) da Seap, Auro Josephat Dalmolin.

Dalmolin explicou o funcionamento do sistema ao grupo temático de trabalho “Gestão de Frota”, reunido no final do segundo dia do seminário, na tarde desta terça-feira (17). A divisão do Paraná em polos regionais, para a realização de licitações para contratação das oficinas, e ainda o passo-a-passo dos trâmites dos processos de solicitação, autorização e conclusão dos consertos foram pontos destacados pelo diretor. “Reitero que esse sistema pode ser compartilhado com outros Estados”, disse.

LICITAÇÕES - Também pode ser compartilhado com outros Estados, municípios ou demais poderes o Sistema de Gestão de Materiais de Serviços (GMS). O sistema, desenvolvido em software livre pela Celepar, reúne a bass de dados de materiais e produtos licitados e dos fornecedores e possibilita cruzamento mais dinâmico das informações.

O intuito é tornar centralizada a gestão das informações sobre os processos licitatórios do governo, desde a abertura até a execução do contrato por parte do fornecedor, salientou o diretor do Departamento de Administração de Materiais (Deam) da Seap, Roberto Antônio Dalledone. “O sistema foi desenvolvido pelas equipes do próprio Estado [Seap e Celepar], ou seja, não contratamos consultoria ou empresas de fora, e além disso é em software livre, o que permite ser cedido a qualquer esfera de governo que tiver interesse”, frisou Dalledone em sua apresentação no painel “Gestão de Materiais e Serviços”, também na tarde da úlrima terça.

CAPACITAÇÃO
- Na área de gestão de pessoal, a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seap, Sônia Schober, falou sobre as ações de capacitação profissional que a Rede Escola de Governo vem desenvolvendo há cinco anos. Foram mais de 5 mil eventos de capacitação, com quase 1,3 milhão de vagas preenchidas. “É como se cada servidor tivesse feito, nesse período, pelo menos dois dos cursos”, comparou.

Sônia Schober também enalteceu o fato dos programas serem executados pelo próprio governo.“Não compramos pacotes de cursos prontos. Eles são todos eventos elaborados pelos quadros de profissionais da administração pública.”

MAIS INFORMAÇÕES
- O Seminário de Ações Compartilhadas encerra nesta quinta-feira (19) no Centro de Convenções do Estação Embratel e aborda temas que compõem o Programa Nacional de Apoio à Modernização de Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (Pnage) e do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex). O seminário conta com a participação das secretarias de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e da Administração e da Previdência e da Celepar:

Mais informações podem ser obtidas nos seguintes endereços na internet:

www.seminarioac.pr.gov.br

www.seap.pr.gov.br

www.escoladegoverno.pr.gov.br


(com informações da AENotícias)


Tags deste artigo: celepar furusho paraná

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.