Trecho do artigo do IDG Now:
A recomendação feita pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) para bloqueio da porta 25 do protocolo TCP, usada para envio de e-mails, começa a ser seguida de forma mais ativa pelos provedores de acesso no Brasil. Desde terça-feira (5/1), o UOL tem bloqueado o envio de e-mails por essa porta de comunicação, que é considerada um dos principais meios de propagação do spam. No seu lugar, os usuários foram instruídos a adotar a porta 587, que é uma das que exigem autenticação. A porta 587 tem sido oferecida pelo UOL desde 2004.
A medida não é nova e foi recomendada oficialmente pelo CGI.br há oito meses, em 24/4, que se apoiou em decisões anteriores de outros organismos internacionais ligados ou não à gestão da internet, como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mas nem todos os provedores a seguem.
Na justificativa para a recomendação, o CGI.br considerou “o crescente abuso de computadores de usuários finais, possivelmente infectados ou mal configurados”, que seriam utilizados para enviar spam e espalhar códigos maliciosos por e-mail.
No aviso aos usuários, o gerente de segurança do UOL, Nelson Novaes, argumenta que “será mais difícil para que computadores zumbis sejam utilizados para o envio de spam”. Zumbi é o nome dado a PCs infectados por programas maliciosos, que permitem o controle da máquina por terceiros.
Além de não ser novidade, a medida já é utilizada por muitos provedores no exterior. O Google, que permite a leitura de seu serviço gratuito Gmail por programas de e-mail, trocou a porta 25 pela 465 e 587. O Yahoo Mail também utiliza a porta autenticada 587. (…) (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
0sem comentários ainda