Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):
As novas ferramentas, XL, substituem o daemon xend e a interface xm, que estão a caminho de serem descontinuadas. Uma comparação entre as duas ferramentas pode ser encontrada na Wiki no seguinte link: [wiki.xen.org/…] .O XL será o configurador de redes mandatório sobre as formas de configuração específicas de distribuição, e os arquivos de configuração deverão ser portados/compatibilizados para tal ferramenta.
O Xen 4.2 aumentou os limites e a performance, totalizando o suporte a 4095 CPUs físicas, 5TB de RAM, 512 CPUs virtuais por máquina virtual paravirtualizada, e 256 CPUs virtuais por máquina virtualizada.
Várias outras alterações estão sendo submetidas a outros projetos. O modelo de dispositivo Xen HVM é suportado agora pelo QEMU, e deverá funcionar “out of the box” nesta nova versão e utilização das ferramentas XL já está disponível. Além disto, ajustes forem feitos e o Xen ganou suporte a SeaBIOS e a implementação UEFI tianocore para máquinas virtuais. O código-fonte referente ao dom0, necessário para hosts Linux hospedarem máquinas virtuais foi dado merge ao kernel 3.0, e vem sendo utilizado desde a versão 4.1 do Xen.
O código fonte está disponível na página de download do projeto, e licenciado na GPLv2.” [referência: h-online.com]
0sem comentários ainda