Do iG Tecnologia:
A Nokia lançou este mês o smartphone N900 no Brasil, após cerca de um ano do seu lançamento nos Estados Unidos e Europa. O aparelho possui capacidade de armazenamento de 32GB expansível por meio de cartão de memória SD e processador de 600 MHz.
(…) Uma característica que separa o N900 de todos os outros aparelhos do mercado é seu sistema operacional. Ele roda o Maemo, um sistema baseado em Linux. O sistema é simples e muito intuitivo, o que faz com que as tarefas mais comuns sejam executadas facilmente.
Um problema do Maemo é que ele é um sistema defasado. A Nokia pretende apostar no Symbian e no Meego (uma fusão do Maemo com o Moblin, da Intel) para seus futuros aparelhos. Isso significa que o N900 deve ser o único smartphone com sistema Maemo. Assim, não é de se esperar que haja uma grande quantidade de aplicativos para o aparelho no futuro.
Por outro lado, o Maemo é especialmente atraente para usuários com mais conhecimento técnico. Eles podem usar ferramentas de programação para alterar o sistema e acrescentar funcionalidades. Há diversos sites com esse tipo de programa na web. Eles são mantidos por comunidades de programadores.
O aparelho leva cerca de 50 segundos para iniciar o sistema operacional Maemo. A função multitarefa funciona muito bem e é muito fácil acessar os aplicativos quando eles estão trabalhando em segundo plano. (…) (via tecnologia.ig.com.br)
0sem comentários ainda