Tags: Meego
Trechos da nota do G1, que também apresentam a situação em que a Nokia se encontra:
A Nokia e a fabricante de chips Intel anunciaram nesta terça-feira (24) que sua joint-venture de software, vista como crucial para que a Nokia melhore sua posição na liderança do mercado de software, começou de maneira sólida.
“A decolagem vem sendo realmente positiva,” disse Mika Setala, diretor de parcerias industriais da Nokia. Em fevereiro, as duas empresas anunciaram o plano de criar a MeeGo, que fundiria a plataforma de software Maemo, da Nokia, à Moblin, da Intel, que também se baseia no software de fonte aberta Linux.
“A comunidade da MeeGo é ativa, vibrante,” disse Martin Curley, diretor da Intel Labs Europe. A Nokia espera que a MeeGo a ajude na batalha contra o iPhone, da Apple, e o Android, do Google, na liderança do mercado de celulares.
A Nokia ainda detém 40% do mercado de celulares inteligentes, em termos de volume – com o seu software Symbian –, mas perdeu a liderança entre os modelos mais caros para as novas rivais.
Na metade do ano passado, a Apple ultrapassou a empresa finlandesa como fabricante de celulares com maior lucro total, embora venda apenas um iPhone para cada 13 celulares que a Nokia comercializa.
O sistema operacional Symbian, da Nokia, ainda não atraiu forte adesão dos criadores de software — o que é crucial para a venda dos celulares mais caros, depois que a Apple e o Google começaram a mudar a maneira como os consumidores usam os celulares inteligentes.
O fracasso em lançar celulares inteligentes que propiciam margens mais generosas prejudicou os lucros e o preço das ações da Nokia nos últimos anos. (…) (via g1.globo.com)
0sem comentários ainda