Entre os vários acontecimentos incomuns na breve história do tablet TouchPad, que a HP lançou (usando o sistema operacional WebOS) em meados de 2011 e descontinuou poucas semanas depois, está um acidente logístico que fez chegar às mãos de consumidores algumas unidades do produto trazendo não o WebOS que nele deveria estar, mas sim uma versão do Android – sistema que era usado pela empresa montadora do hardware nos seus testes na linha de produção.
A maior parte do sistema Android não está sob licenças copyleft, mas há um componente essencial – a sua versão do kernel Linux – que está sob a GPL, que exige a disponibilização do código-fonte correspondente sempre que há distribuição do código executável, e este foi o argumento de desenvolvedores para solicitar à HP que disponibilizasse o código-fonte do kernel incluído nestas unidades do TouchPad.
A HP aquiesceu à solicitação, e o código correspondente já está no GitHub, potencialmente servindo para acelerar o port comunitário do Android para o aparelho. Há uma exceção, entretanto: o driver para o chip WiFi não está presente, e a HP estaria verificando a razão. (via h-online.com – “HP releases Android kernel source for TouchPad tablet – The H Open Source: News and Features”)
0sem comentários ainda