O Expect é um utilitário clássico usado para automatizar com scripts a interação com aplicativos e utilitários que rodam no terminal, simulando a digitação de entradas e monitorando (com suporte a expressões regulares) as saídas – por exemplo, automatizando uma operação repetitiva realizada em uma sessão de FTP, ou de SSH.
Muitas vezes o seu uso tem desvantagens sérias (especialmente quanto à segurança, se cuidados especiais não forem tomados) em relação aos recursos de automação nativos de vários aplicativos modernos. Mesmo assim, o pode ser uma alternativa a considerar. Usei bastante Expect em meados da década de 1990, e embora hoje possa resolver as mesmas situações com outras alternativas, acredito que ainda haja aplicações por aí em que esta ferramenta possa ser a solução certa.
Este artigo do TheGeekStuff apresenta 6 exemplos do Expect, desde um básico Hello World interativo até a automação (bastante insegura na forma apresentada para propósitos didáticos da ferramenta) de um login SSH. (via thegeekstuff.com)
0sem comentários ainda