Com foco na Internet das Coisas, FISL17 recebe propostas para palestras, oficinas e encontros comunitários. O processo permanece aberto até o dia 22 de abril. Atividades serão votadas por participantes e selecionadas pela curadoria do evento.
O Fórum Internacional Software Livre chega na 17ª edição tendo como tema "Internet das Coisas ou das Pessoas? O papel do Software Livre para o futuro de todos (os) nós" e começou a receber propostas de palestras, oficinas e encontros comunitários nesta segunda-feira, 7 de março. O envio de propostas deve ser feito no site http://www.fisl.org.br até o dia 07 de abril. O FISL é considerado um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina e acontece de 13 a 16 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
INSCREVA AQUI SUA PALESTRA |
Grande parte da grade de atividades é montada coletivamente com o apoio da comunidade. Participantes e palestrantes da última edição do FISL recebem um token para escolher as melhores propostas, que passam a integrar a programação.
As atividades são divididas nas zonas temáticas “Administração”, sobre administração de sistemas, segurança, sistemas operacionais e bases de dados; “Desenvolvimento”, incluindo ferramentas, metodologias, padrões e linguagens de programação; “Desktop”, englobando jogos, multimídia, distribuições GNU/Linux e aplicações em geral; “Ecossistema”, para tratar da cultura, filosofia e política do software livre, além das zonas de “Educação” e os “Encontros Comunitários”. Há ainda os “Tópicos Emergentes”, na qual os temas prementes e a vanguarda da área serão discutidos e apresentados, incluindo propostas que tratam sobre hardware aberto, energia livre, dados abertos, privacidade, vigilância e governança na internet.
Internet das Coisas ou das Pessoas
Para esta edição, o tema de destaque será a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), assunto em pauta nos mais variados âmbitos da tecnologia e mercado, anunciado como a revolução tecnológica que representa o futuro da computação e da comunicação ao conectar em rede os mais diversos objetos e aparelhos do dia-a-dia, como eletrodomésticos e roupas. No FISL, porém, para além das atividades expondo avanços técnicos em campos como sensores wireless e nanotecnologia, bases de dados, redes e identificação de dispositivos, o tema será abordado com um enfoque diferente: qual o papel do software livre nisso tudo? A provocação vai ao encontro da tradição do evento de se pensar a tecnologia de forma crítica, problematizando questões como liberdade e segurança dos usuários e das próprias redes de telecomunicações.
Ingressos para o FISL17
A Associação Software Livre.Org, (ASL.Org), organizadora do FISL, está realizando uma campanha de doação visando arrecadar fundos para a construção do Fórum. Os doadores podem colaborar com qualquer valor a partir de R$10 por boleto e cartão de crédito. Doações no valor de R$ 170 garantem ao participante um ingresso cortesia para o evento e uma camiseta oficial temática.
As doações acontecem pelo site segue.fisl17.softwarelivre.org.
0sem comentários ainda