Texto: Priscila do Prado
Pedro Renan, gerente de projetos do estado de Goiás, trabalha com Joomla 2005 quando ainda era o Mambo.
Segundo ele, Goiás investiu na criação de uma plataforma própria que foi descontinuada pois o software estava desatualizado e corria o risco de ser invadido.
Ao optar pelo Joomla, o estado ganhou em escalabilidade sobre outros CMS pois além de ser Open Source ainda oferece traduções para muitos idiomas, plug-ins, temas e módulos.
Pedro destaca que a comunidade Joomla é muito participativa e auxilia bastante os novos membros, fator este que trouxe um diferencial para o desenvolvimento da plataforma e que toda a documentação dos projetos desenvolvidos em Joomla no estado de Goiás está disponível no Github.
Segundo Ana, representande do Banco do Brasil no encontro, o BB Portal na internet escolheu Joomla pois a plataforma suporta as alterações e oferece empoderamento dos usuários menos evoluídos.
BenHur, um dos membros mais ativos da comunidade gaúcha, apresentou o caso da cidade de São Leopoldo que esta transformando estudantes locais em profissionais especialistas em Joomla.
No encontro ainda foi possível visualizar toda a instalação da plataforma, desde as técnicas de instalação e as orientações sobre extensões seguras.
Segundo o palestrante a principal dica aos iniciantes é que acessem o fórum oficial do Joomla e confiram a documentação e a extensa gama de plug-ins e módulos que estão disponíveis.
0sem comentários ainda