Gov @TarsoGenro ouvirá hackers e acadêmicos: @lxoliva @samadeu @maddoghall e Omar Toral no #FISL12
26 de Junho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaContinue a leitura >>> http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/especial.php?pagina=audiencia&cod_conteudo=636
O próximo Governo Escuta acontecerá no dia 29 de junho, às 14h, dentro da programação do 12o Forum Internacional de Software Livre.
Nesta edição, o Governador Tarso Genro ouvirá especialistas do meio técnico e acadêmico discutindo ligações entre tecnologia e democracia. Destacados representantes ligados de diferentes maneiras à questão do software livre no Brasil e no mundo são convidados a expor sua opinião sob o tema “Cultura digital, Democracia e Governos no século XXI“.
Presentes nesta troca de ideias estarão nada menos que Jon “Maddog” Hall, Presidente fundador da Linux Internacional, Omar Toral, Gerente de Software e Serviços da Intel, Sérgio Amadeu da Silveira, doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Alexandre Oliva, representante da Free Software Fundation LatinoAmerica.
Continue a leitura >>> http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/especial.php?pagina=audiencia&cod_conteudo=636
Manuel Castells: "Comunicação, poder e democracia"
30 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO sociólogo catalão Manuel Castells, para mim a maior referência teórica contemporânea, fala para os acampados de Barcelona.
Ele que participou ativamente do maio de 68, e de forma lúcida e vibrante, continuou atualizando suas elaborações teóricas sobre a sociedade em rede mais do que comprovadas agora com as recentes manifestações que tomam conta das ruas em todo planeta. Não deixem de ver os vídeos postados abaixo e consultar todo arsenal teórico deste grande amigo. Material indispensável para compreendermos o período histórico que estamos vivendo.
Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV
Manuel Castells em Porto Alegre durante o Fórum Social Mundial de 2003
Da #democraciarealya à #WorldRevolution
22 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaDas revoltas democráticas no mundo árabe à luta pela ampliação da democracia participativa nos Estados democráticos
“A democracia não é algo estático e muito menos definido, mas um processo que deve estar em constante construção”[1]
Recentemente acompanhamos pela internet, e com grande cobertura pelos principais meios de comunicação de massa, as revoltas democratizantes no mundo árabe. Todos nós fascinados pelas possibilidades de mobilização a partir da apropriação cidadã das ferramentas da internet. Cidadãos cansados e sufocados por ditaduras, invadem a rede e tomam as ruas exigindo a mudança dos regimes e a saída dos ditadores.
Mas este processo detonou algo inesperado, talvez, também nos países desenvolvidos que convivem com a até então sólida democracia representativa: o questionamento do próprio sistema político na perspectiva de superação e ampliação para uma democracia participativa. Na Espanha os ingredientes da crise econômica e a aprovação de uma lei antipopular que limita as liberdades civis na Internet detonaram uma cadeia de mobilizações que agora é global.
Democracia Real Já
Em fevereiro, mesmo que muito tímida, começaram as mobilizações na internet de cidadãos em toda Espanha denunciando os limites da democracia participativa para construção de consensos que respeitassem a vontade popular. O estopim que detonou este processo foi a aprovação da Lei Sinde [2] num acordo entre os três maiores partidos espanhóis: PSOE, PP e CIU. A lei Sinde, nome da Ministra da Cultura da Espanha, foi o resultado de um poderoso lobby das indústrias do copyright do audiovisual que, para defender o seu modelo obsoleto de negócios que evapora com a internet, impôs restrições as liberdades civis na rede. O movimento evoluiu para o chamado #nolesvotes, propondo um boicote ao voto nos partidos que pactuaram a Lei Sinde para as próximas eleições locais e comunitárias que ocorrem neste domingo (22) e ampliou seus objetivos incorporando temas relativos ao sistema dos partidos políticos e a corrupção política. [3].
O movimento #nolesvotes, mutante como tudo construído colaborativo na rede, passou a ser agora também propositivo e ganhou dimensões populares no dia 15 de maio #15M quando sob o lema “Democracia Real Já” (#democraciarealya) invadiu as principais praças das cidades na Espanha. Não foi uma simples mudança de hashtag, mas o questionamento dos limites e legitimidade da democracia representativa na perspectiva de superação para uma democracia participativa nos tempos de Internet.
'Os jovens saíram as ruas e subitamente todos os partidos envelheceram...!"
Este movimento, típico da era das sociedades em rede[6], é descentralizado, sem lideranças definidas, sem a participação dos partidos políticos, sindicatos ou associações tipicas da era industrial. Um cartaz nas ruas da Espanha sintetiza muito o momento que estamos vivendo: "os jovens saíram as ruas e subitamente todos os partidos envelheceram...!
Por outro lado a junta eleitoral de Madrid, proibiu a concentração do Acampamento del Sol , alegando que “pode afetar a campanha eleitoral e a liberdade dos cidadãos e direito ao voto”. Os manifestantes continuam lá acampados. Na noite de sexta-feira (20), em Barcelona, a #acampadabcn reunia 45 mil pessoas na Praça Catalunya para votar uma plataforma comum e, num ato desesperado e hilário dos Mossos d'Esquadra (polícia da Catalunya) estes exigiam a formação de filas para a identificação dos presentes. Apenas despertaram o riso dos cidadãos presentes.
Outra sacada interessante para nossa reflexão foi a frase do ex-presidente da Junta de Extremadura, Juan Carlos Rodrígues Ibarra [4] ao Presidente espanhol Rodrigo Zapatero[5] em Cáceres nesta semana ao comentar as manifestações: “os jovens não são anti sistema, é o sistema que é anti os jovens”.
#BrasilRevolução #BrazilRevolution
Sei que é cedo e apressado para tentarmos rotular ou definir os rumos destes movimentos que deixaram a esquerda e a direita perplexa e as empresas de comunicação de massa praticamente muda no Brasil. É cedo para percebermos o real impacto destas mobilizações no cenário político brasileiro, mas alguns ingredientes já estão na mesa. A luta por direitos civis na internet e a gestão do novo direito autoral assume dimensões políticas muito relevantes para serem relegadas a segundo plano.
Também não gosto de fazer previsões de futuro, pois em geral elas falham. Mas o certo é que exite, neste momento, uma tendência e um potencial global democratizante questionador dos limites da democracia representativa e que aponta para uma nova democracia participativa tendo a internet como plataforma de mobilização e viabilização desta nova relação direta dos cidadãos com a democracia.
Temos muito que aprender e valorizar neste rico processo para a construção, qualificação e aperfeiçoamento da democracia também aqui no Brasil.
[1] Geraldine Juárez
[2] Lei Sinde (lei de endurecimento da leis de copyright na internet, que viola direitos civis e nome da Ministra da Cultura da Espanha)
[3] Manifesto #NolesVotes
[4] Juan Carlos Rodrígues Ibarra - ex Presidente da Junta de Extremadura
[5] Luiz Rodrigo Zapatero - Presidente do Governo da Espanha
[6] Sociedade em Rede – Manuel Castells -
[0] El Mundo: De #nolesvotes a 'Democracia real ya'
[0] Blog de Enrique Dans Entendiendo la #spanishrevolution
[0] Alt1040, El guía del Geek: De cómo el copyright puso su grano de arena para que saliera el Sol by Geraldine Juárez -
Tarso Genro lança #GabineteDigital. Vídeo licenciado em #CC e #GPLv3
13 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Governo do RS lançará uma nova ferramenta de informação, participação e democratização das decisões públicas do Estado – o Gabinete Digital (GD). A necessidade da abertura deste canal direto com a população partiu da constatação de que já se vive uma nova conjuntura: a sociedade em rede. Com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet e as redes sociais, as informações e ideias podem ser divulgadas e debatidas em tempo real.
“O nosso Gabinete Digital é um espaço de acolhimento da tua opinião, da tua participação, do teu afeto, da tua crítica”, disse o governador Tarso Genro no vídeo de divulgação do evento, destacando que o GD é também um “elemento de controle do comportamento político e administrativo do próprio governador”.
O lançamento oficial do site do Gabinete Digital, assim como de ferramentas de interface de governança e cultura digital entre o Governo e a sociedade gaúcha, acontece no dia 24 de maio, às 17h, com transmissão ao vivo no endereço www.gabinetedigital.rs.gov.br.
Texto: Carla Kunze
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305
AO VIVO - HOJE às 16h - Lançamento #FIMLivre
13 de Abril de 2011, 0:00 - sem comentários aindaHoje às 16h AO VIVO - http://softwarelivre.org/fimlivre/ao-vivo
Como parte do lançamento do Festival Internacional de Música Livre - #FIMLivre, faremos na próxima quarta-feira (13 de abril), das 16 às 18h, um tuitaço para publicar as ideias sistematizadas a respeito do festival, que acontecerá em janeiro de 2012, durante o Fórum Social Mundial.
A transmissão será também disponibilizada em HTTP Live Streaming para dispositivos iPhone, iPod e iPad.
Serviço:
O quê? Tuitaço durante Lançamento do Festival Internacional de Música Livre – #FIMLivre.
Quando? 13 de abril, das 16 às 18h.
O lançamento do #FIMLivre será transmitido pela internet. Acesse a convocatória e a transmissão aqui: http://softwarelivre.org/fimlivre
Convidamos a todas e todos para participar e colaborar com o tuitaço.
Para esta ação, vamos utilizar a tag #FIMLivre, e sugerimos as seguintes frases:
1 - #FIMLivre será lançado HOJE 13/04 às 16h, em POA (na CCMQ), das 16 às 18h. Acompanhe AO VIVO: http://ur1.ca/3trmv
2 - O Governo_RS, através do @GabineteDigital do Gov @TarsoGenro, constroi #FIMLivre junto c/ativistas da rede http://ur1.ca/3trmv
3 - #FIMLivre buscará elaborar políticas públicas p/o desenv. d 1 sociedade livre p/o bem comum http://ur1.ca/3trmv
4 - #FIMLivre é sinônimo de flexibilização do Direito Autoral para fortalecer a(o) criador(a) http://ur1.ca/3trmv
5 - É desafio do #FIMLivre sistematizar políticas p/equilíbrio entre remuneração justa do autor e acesso público http://ur1.ca/3trmv
6- Acompanhe lançamento do #FIMLivre, direto de Porto Alegre: Hoje 13/04, das16 às 18h http://ur1.ca/3trmv
7 - Venha estar junto e misturado c a esperança d 1 Cultura Livre no lançto do #FIMLivre, HOJE 13/04, 16h: http://ur1.ca/3trmv
8 - Apoie @MPBMusicaLivre e @GabineteDigital do Gov @TarsoGenro no lançto do #FIMLivre, 13/04, 16h: http://ur1.ca/3trmv
Para colaborar com a divulgação, basta enviar essas e outras frases pelo Twitter, sempre com a hash tag #FIMLivre .
Vamos usar nossa criatividade para colocar o Festival Internacional de Música Livre nos Trending Topics!!