Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a Blog
Tela cheia

EAD ao alcance de Todos

5 de Novembro de 2013, 7:54 , por ExamTime - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 172 vezes
Licenciado sob CC (by)

A Educação a Distância Alcance de Formação de Todos

O ensino a distância, EAD ou educação online é algo que vem se disseminando e crescendo nos últimos anos e está se tornando uma alternativa de qualidade para a educação tradicional. Saiba mais sobre a modalidade e saiba como ExamTime te ajuda a  estudar a distância.

"As universidades são os melhores para as festas, mas cada vez que eles vão ser menos importante para a aprendizagem. - Bill Gates"

Origens e Evolução da EAD

EAD, Educação a Distância A educação a distância  parecem remontam ao século XVIII. Em 1728 um aviso publicado no Diário de Boston referia-se a um material auto- instrucional para os alunos com aulas por correspondência. Já o EAD , como a conhecemos hoje , começa a se desenvolver nos anos 1980. Porém somente com o advento dos computadores e internet  a educação à distância começa a sua verdadeira expansão.

E assim, até hoje, em que o número de escolas e instituições de ensino que oferecem cursos de ensino a distância online cresce, já podemos encontrar diversas modalidades, sendo possível realizar a graduação, pós graduação ou até se tornar um Mestre com o ensino a distância. Nestes casos, é comum combinar a educação em sala de aula com educação a distância e com isso surgiu também a Universidade Aberta , com todas as suas ofertas educativas a distância.

Vantagens da Educação a Distância

As vantagens do EAD são múltiplas. Isto é verdade tanto para as escolas e para os alunos. Entre elas estão:

  • Removendo barreiras geográficas;
  • Flexibilidade no plano de estudos;
  • Redução de custos (habitação, transporte e custos de materiais);
  • Desenvolver o senso de responsabilidade , disciplina e compromisso do aluno, a auto- gerir a sua própria aprendizagem;
  • Incorporar a tecnologia no processo de aprendizagem;
  • Evolução tecnológica;
  • Acesso a cada vez mais informação e conhecimento;

Nada disso seria possível sem a evolução das tecnologias educacionais que temos vivido nos últimos anos. Não muito tempo atrás, o simples fato de ter um computador pessoal em casa era raro. Em um curto espaço de tempo temos  avançados dispositivos eletrônicos conectados à rede dia e noite , tanto em sala de aula como em casa. Mas, além da internet, agora temos plataformas virtuais de aprendizagem e meios de comunicação para ajudar a divulgar aulas virtuais mais facilmente. A expansão da tecnologia educacional facilitou enormemente o acesso à educação de qualidade, variada e libertar as massas , levando a democratização da educação um passo adiante.

Mas isso é só o começo. A escola  precisa incorporar em seus recursos todas essas tenologias e acompanhar todas as mudanças. 

A internet está cheia de recursos que facilitam a transição para o ensino 2.0. Professores e alunos têm hoje recursos livres, tais como fóruns para compartilhar perguntas, tradutores online, ferramentas para videoconferência e recursos de armazenamento na nuvem, entre outros recursos que aproximam alunos e professores.

Plataformas de aprendizagem online, como ExamTime, favorecem essa mudança, fornecendo todas as ferramentas educacionais que alunos e professores precisam para estudar em seu próprio ritmo, organizar o seu tempo e criar recursos educacionais dinâmicos que podem ser compartilhados com outras pessoas. Confira como usar FlashCardsMapas MentaisQuiz, Notas e outros dos nossos recursos aqui!

O Futuro da Educação a Distância

O EAD é um passo lógico na evolução da educação. Como vimos ao longo deste post, as suas vantagens são irrefutáveis ​​e que a tecnologia já está disponível. No entanto, o último passo necessário para completar o EAD para expandir e se tornar a norma e não a exceção é uma mudança de mente. A educação é uma indústria muito tradicional que pouco mudou no século passado, quando comparado a outros setores. No entanto, será que estamos vivendo o início do fim? Com a mudança de gerações e a inserção de novas tecnologias educacionais,  podemos esperar rápidas mudanças e novas tendências  para o ensino a distância no Brasil.

Nossa aposta é que dentro de 10 anos a maioria das universidades e escolas tenderão a não ter aulas físicas, como conhecemos agora. Bem-vindo, Educação a Distância! E nós estamos participando desse movimento.

Deixamos algumas perguntas e queremos saber a sua opinião:

  • O que você acha do educação a distância?
  • Você acha que ele vai superar a educação em sala de aula nos próximos anos?
  • Como podemos evoluir para um melhor ensino a distância?

Deixe sua resposta e comentário!


Tags deste artigo: ead estudar onlie educação