Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

EricaDesign

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Vou tentar postar aqui minhas aventuras no mundo do Softwares Livre e de outras iniciativas livres que surgirem no caminho. Estou no início, mas sempre em frente.

 

=]


GIMP, o desafio

16 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Iniciei o tratamento das imagens no GIMP. Basicamente estou fazendo operações simples como redimensionar, balancear cores e contraste. Em alguns momentos recorro ao Photoshop por segurança, mas estou fazendo a maior parte das operações no GIMP.

Os atalhos no GIMP são bem tranquilos e semelhantes aos do Photoshop. Os ícones são diferentes assim como o nome de muitas ferramentas e funcionalidades. Então, quem tem o Photoshop como referência, vai ter algumas dificuldades no início da migração. O importante é, sabendo das possibilidades desse tipo de programa, procurar pelas ferramentas e funcionalidades pensando-se de maneira lógica.

Como li em alguns foruns que o Scribus não trabalha bem com cores separadas em CMYK, optei por tratar as imagens no GIMP em RGB. Vi em um forum que nas opções de exportação do Scribus (p/ PDF) ele tem a opção IMPRESSÃO e ela faz a conversão automática para CMYK. Não considero este método seguro, pois não é possivel pré-visualizar a imagem convertida, muito menos fazer ajustes, mas, para o trabalho monográfico pode ser suficiente.

Pra quem está acostumada com o Photoshop em trabalhos profissionais, o GIMP deixa um pouco a desejar, mas acredito que em trabalhos para web e interfaces digitais seu uso é totalmente confortável.

:)

Erica.



Monografia e Inkscape: um começo

14 de Novembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje fiz meu primeiro gráfico para minha monografia da especialização no Inkscape. Como tinha dito antes, vou usar minha monografia para iniciar minha migração para os Softwares Livres. Mas as notícias não são tão boas.

Como estou atrasada com a monografia, terei de adiantar alguns processos e não sei se conseguirei usar o GIMP e o Scribus, pois estes são dois programas que praticamente nunca usei. Mas vou perseguir essa meta.

A boa notícia é que enfrentei o Inkscape hoje para fazer um gráfico simples. Estou fazendo a monografia de uma forma que, caso alguém precise tirar uma cópia (xérox) ou imprimir em P&B os gráficos fiquem legíveis. Então estou trabalhando com preto e branco e texturas, como rachuras.

E foi com as rachuras que aprendi, com a ajuda do meu amigo Fernando Lopes (Paiakan), a criar um padrão para preenchimento. É bem fácil, mas pouco customizável. Também aprendi a editar o preenchimento no objeto ao qual ele foi aplicado. E aí descobri um probleminha. Os elementos da ferramenta de edição ficam muito distantes do vetor, e pra poder editar, tenho de usar um ZOOM pequeno, o que prejudica a visualização de detalhes. Quando os elementos de edição saiam da tela, o Ink travava e fechava. Levei um tempo pra entender porque ele estava travando. Vou reportar isso para a lista pra saber se alguém percebeu o problema e se ele já foi sanado na nova versão que está por vir.

De qualquer forma, estou cumprindo, aos trancos e barrancos, minha meta de usar softwares livres na minha monografia: BR Office, Firefox e agora Inkscape.

;D Erica.



Minha Primeira Palestra!

15 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No dia 14 de setembro de 2009, uma segunda-feira, ministrei minha primeira palestra. Foi na OI KABUM!, para um público de aproximadamente 30 jovens e seus instrutores.

Apresentei meu Projeto Experimental da graduação: Balaio de Difusão do Design Popular da Bahia; e batemos um papo sobre Design de Base Popular, tema que eles estão trabalhando em projeto recente no centro histórico.

A conversa foi ótima. Tratamos de questões terminológicas, de dúvidas conceituais, vimos alguns objetos que foquei na minha pesquisa, o processo de desenvolvimento do Balaio, falamos da importância em estudar sobre nossa cultura, de globalização e sustentabilidade…

A palestra foi das 9:30 às 11:30 de um belo dia de sol no Pelourinho. Fiquei muito feliz com o convite e satisfeita com a experiência.

Agradeço a Elza e Fernando PJ pelo convite!

:D

Erica.



Início de Migração para SL

30 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 22 comentários

Vou iniciar minha experiência de migração para Softwares Livres com minha monografia da Especialização. Br Office como editor de texto, GIMP para tratar eventuais imagens, Inkscape para elementos gráficos vetoriais, Scribus para editoração e finalização do arquivo, Firefox para navegação na web e o que mais for necessário. Vamos ver no que vai dar!



Revista Design.exe - uma experiência

15 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A revista Design.exe foi resultado final da disciplina Introdução à Computação nas Artes I, do curso de Design da Escola de Belas Artes da UFBA, da qual fui professora. Meu desafio era introduzir alguns programas gráficos livres e discussões relacionadas às iniciativas livres e sustentáveis aliando à ementa da disciplina e à realidade do mercado de design em Salvador.

No decorrer da disciplina utilizamos alguns programas gráficos livres (Inkscape e Scribus) e alguns proprietários (Corel, Illustrator e InDesign). Infelizmente, não tem como trabalharmos somente com os livres,  tanto por uma questão de cultura, como de mercado. Então busquei intensificar o entendimento sobre as questões que envolvem os softwares livres, as iniciativas livres e a sustentabilidade com os temas das seções das revistas.

O conteúdo da revista foi todo pesquisado e desenvolvido pelos estudantes e divididos nas seguintes seções:

Web
O Design da Colaboração: O que são plataformas colaborativas e como elas podem ajudar o designer.

Gente que Faz
Entrevista com ENÉAS GUERRA

Normas e Padrões
Pdf o que?!?

Reportagem de Capa
Software Livre

A Fonte da Vez
Gentium: e o manifesto da fonte livre.

Super Dicas
Como enviar seu arquivo para a gráfica sem problemas.

Para Visitar

Galeria

 

A revista foi desenvolvida no InDesign, mas os alunos ficaram livres para fazer as ilustrações onde quizessem, e alguns utilizaram o Inkscape. O Scribus não foi aprovado pela turma, então só utilizaram de forma "obrigada" em uma atividade específica.

Na postagem anterior neste Blog, falo um pouco dessa dificuldade em introduzir os Softwares Livres entre os estudantes, e consequentemente os profissionais, de design.

Tenho muita vontade de introduzir os Softwares Livres no curso de Design da EBA, mas terei um longo caminho pela frente. Ainda existe muito preconceito tanto por parte dos estudantes como dos professores. E agora que meu contrato de substituta terminou, vai ficar ainda mais difícil.

Aproveitem e vejam a revista:

UnknownRevista_Designexe_web.pdf

www.maipoca.com/revista/Revista_Designexe_web.pdf

 

:)



Tags deste artigo: design e afins pessoal