Quando desenvolvemos um projeto de TI, que seja via desenvolvimento de software é importante que todo o código seja bem indentado, ou seja alinhando de forma correta.
Quando estamos desenvolvendo um projeto maior, com algumas pessoas programando, é importante a definição de um padrão de indentação, esse padrão deve ser documentado, deve esta escrito em algum endereço/lugar que todos programadores tenham acesso, é importante que todos sigam o padrão, e que não seja possível notar de foi o programador A ou o B que fez aquela código, só de olhar pra ele.
A palavra indentação não existe no português é um neologismo, uma “abrasileração” de indentation em inglês, recuo.
Segue um exemplo de um código não indentado (em PHP, mas a idéia vale para qualquer linguágem)
public function teste( $valor ) { minhaFuncao(); if ( $valor ) { $valor = 'meuValor'; for ($i =0 ; $i <10 ; $i++ ) { echo $i; } } }
Segue um exemplo de código indentado (em PHP):
public function teste( $valor ) { minhaFuncao(); if ( $valor ) { $valor = 'meuValor'; for ($i =0 ; $i <10 ; $i++ ) { echo $i; } } }
Você irá concordar que o código indentado é muito mais legível, apesar de neste caso o código não indentado também ser em um grande projeto, com vários arquivos e milhares de linhas de código, pode ficar confusa a leitura.
Vale citar que algumas linguagens, a exemplo do Python, exigem indentação correta para funcionar/compilar.
É importante também que os editores/IDES devem ser configurados, todos da mesma forma, para facilitar a geração do código indentado. Como dica: não utilizem tabulação real, troquem tab por espaço, no editor de textos.
Cada vez mais é importante ter este tipo de cuidado com o nosso querido código fonte, que no meu caso, é o ganha pão, padronização com intenção de melhorar a manutenibilidade, ou seja capacidade de manutenção do código.
Fica uma imagem para reflexão:
Abração a todos!
0sem comentários ainda