O projeto coordenado pela Companhia Artes Cênicas Rheluz e o GT de Cultura do Território da Bacia do Jacuípe tem a participação de onze municípios e propõe a criação de um espaço de debate, mobilização e qualificação de arte-educação, contribuindo diretamente com a valorização da arte popular e a construção de uma nova concepção de Arte-Educação no processo de ensino e aprendizagem.
A iniciativa desenvolve a formação com Arte-Educadores dos municípios do Território em três etapas. Durante a formação tanto dos Arte-Educadores quanto dos professores, estão desenvolvendo trabalhos de replicabilidade nas escolas ou/e projetos de Arte-Educação do seu município.
Oficinas criativas conquistam os educadores em Capela do Alto Alegre
26 de Outubro de 2010, 0:00 - Um comentárioOs professores se jogam e entregam-se ao prazer da arte. Esta é a constatação numa rápida conversa sobre o resultado das oficinas criativas do Projeto Arte pela Educação no município de Capela do Alto Alegre, nesta terça-feira (26), no Centro Educacional Manoel Geraldo Carneiro.
O Centro Educacional é a escola pública municipal, que tornou-se núcleo da iniciativa e vai desenvolver experiências de arte e cultura no dia a dia escolar.
A professora Iris Silva explica que a proposta é muito bem vinda. Segundo ela, as oficinas desenvolvidas durante todo o dia provam que é possível construir novas ferramentas de ensino, visando atrair a participação ativa dos estudantes.
Já a arte educadora Síntia Santos, do município de Gavião, disse que a ideia tem gerado uma troca de experiência nunca visto antes. "Eu estou muito feliz porque sou apaixonada pela arte. Eu ensino com amor e a arte nos emociona muito", explicou a professora Síntia, que ministra a oficina de Teatro de Fantoche.
Professor Gildo "o homem que cospe fogo" - Foto: Reinaldino Almeida/Rheluz
Também foram realizada as oficinas de Cinema, Artes Circense, Teatro do Oprimido, Teatro em Sala de Aula, Música, Brincadeiras, Contação de História, Cordel e Cultura Afro.
As atividades foram parte do 7º Encontro Municipal do Projeto Arte pela Educação, que iniciou-se na manhã desta segunda-feira (25), em Capela do Alto Alegre.
Saiba como foi a abertura aqui
Por: Paulo Marcos | Pensar Filmes
Capela do Alto Alegre sedia o 7º Encontro Municipal do Projeto Arte pela Educação
25 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
- Capela do Alto Alegre. Este nome é muito bonito! - disse a professora Cláudia Vasconcelos -, eu quero conhecer um pouco mais sobre o nome desta cidade.
Foi com essa empolgação que a educadora iniciou o debate sobre o ensino de arte nas escolas públicas, na manhã desta segunda-feira (25), na cidade Capela do Alto Alegre. Ela foi uma das palestrantes durante o 7º Encontro Municipal do Projeto Arte pela Educação.
Durante sua "aula" a professora falou sobre os princípios do ensino de arte e cultura no Brasil e convidou os cerca de 200 educadores participantes do evento para um novo desafio. "Neste momento quero fazer este convite a vocês para sair um pouco deste lugar de dono do saber para construir um novo jeito de ensinar. A ideia deste projeto é provocar a implementação das leis que regem o ensino da arte e contribuir para que vocês tenham acesso a outras formas de ensino-aprendizagem", falou Cláudia.
Participaram da abertura do encontro o prefeito Claudiney Novato, o secretário municipal de educação Márcio Nascimento, o secretário municipal de finanças Eduardo Soares, o diretor de municipal de cultura Vandelson Dias, o presidente da Rheluz Jailton Trindade e o coordenador do projeto Rubens França.
A atividade segue até amanhã (26), quando ocorrerá várias oficinas artísticas.
Sobre Capela:
Origem do nome
O nome Capela do Alto Alegre originou-se da junção de três elementos distintos: Capela por ter como marco de sua fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da Fazenda Desabafo. E Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.
População: 12.824 habitantes (2009)
Gentílico: capelense
Área da unid. territorial (Km²): 656
Bioma: Caatinga
Para conhecer um pouco mais sobre a história e cultura do município acesse aqui a nossa página especial.
Fotos: Paulo Marcos | Pensar Filmes
Projeto Arte Educação: Agora é a vez de Várzea do Poço
21 de Outubro de 2010, 0:00 - Um comentárioProfissionais da educação de onze municípios reuniram-se, nesta terça e quarta-feira (19 e 20), em Várzea do Poço, durante o 6º Encontro Municipal do Projeto Arte pela Educação. A caravana que envolve arte-educadores da Bacia do Jacuípe, visa dinamizar o ensino das artes e culturas nas escolas públicas da região.
“Temos que ficar atentos que não é qualquer arte, temos atentos na forma de fazer e é isso que propomos aqui através desta iniciativa”, declarou o professor Reginaldo Carvalho, durante a abertura do evento.
Ainda na primeira etapa do encontro, o prefeito Paulo José, assinou o Termo de Compromisso com a Companhia de Artes Cênicas Rheluz, comprometendo-se em manter o apoio necessário para o desenvolvimento da experiência e participou de todos os momentos do encontro ao longo dos dois dias. “A gente está atento e antenado ao andamento do projeto... essa organização do Território da Bacia do Jacuípe é ímpar. Esse é um dos exemplo, que mostram que nós estamos valorizando o que somos e o que temos. Sem dúvida esse projeto servirá de modelo para construção de políticas públicas de educação nos próximos anos”, comemorou Paulo.
O projeto desenvolve seminários, oficinas, minicursos e apresentações públicas. O arrastão que envolve toda a comunidade é um dos momentos mais ricos, mas não é o único. “Eu sou porteiro do meu colégio e vim aqui a convite da secretaria de educação para a aprender algo que possa ajudar aos estudantes da minha escola. Eu adorei a oficina que participei”, disse Antunes Lima.
Ele participou da oficina de Artes Circenses que foi uma das oito atividades realizadas no segundo dia do encontro. Os participantes se dividiram ainda nos grupos de Teatro do Oprimido, Teatro em Sala de Aula, Teatro de Fantoches, Música, Brincadeiras, Contação de História e Cordel.
“Agente sabe da importância deste projeto na formação dos nossos educadores e por isso vamos continuar apoiando e apostando no sucesso”, falou a secretária Paula Luciana. Ela informou ainda que a iniciativa no município será implementada experimentalmente no Instituto Educacional São Francisco de Assis, uma escola pública municipal.
O coordenador do Projeto Arte pela Educação, Rubens França, ficou feliz e comemorou os primeiros resultados da proposta. “A própria Secult [Secretaria de Cultura da Bahia] reconhece este projeto como uma base importante para as demais ações culturais no território. Esta é uma ação estruturante que já apresenta resultados muito bons”, frisou França.
A Caravana Arte Educação também já passou pelos municípios de Nova Fátima, Pé de Serra, Mairi, Baixa Grande e Gavião. Ainda passará por Capela do Alto Alegre (25 e 26 de outubro), São José do Jacuípe (08 e 09 de novembro) e Quixabeira (17 e 18 de novembro).
Confira as fotos da iniciativa no Flickr – www.flickr.com/photos/artepelaeducacao
Mais informações no blogue – softwrelivre.org/arteeducacao
Caravana Arte Educação chega a Gavião
8 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA caravana do projeto Arte pela Educação chegou a Gavião na manhã desta sexta-feira (08), com diversos educadores do Território da Bacia do Jacuípe.
A iniciativa propõe a criação de um espaço de debate e mobilização e qualificação de arte-educação no âmbito das escolas públicas, contribuindo diretamente com a valorização da arte popular e a construção de uma nova concepção de Arte-Educação na região.
O evento que acontece na Escola Durvalina Oliveira vai até este sábado.
Confira mais fotos:
Pé de Serra: Arte Educação mobiliza educadores e gestores públicos
13 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA caravana do Projeto Arte Educação chegou nesta sexta-feira (13), em Pé de Serra-BA, onde mais de 100 educadores estão reunidos. O encontro faz parte da 2ª etapa da iniciativa desenvolvida em municípios do Território da Bacia do Jacuípe pela Companhia de Artes Cênicas Rheluz.
Um dos principais objetivos neste período é sensibilizar educadores e gestores públicos para a importância das artes e culturas no ensino aprendizado. Pé de Serra é o segundo município a receber a caravana, o primeiro foi Nova Fátima no início do mês. [Confira aqui]
O debate aqui começou quente apesar do frio que faz na cidade. Acompanhe as novidades do evento ao longo do dia.
Por Paulo Marcos