As faces da EcoSol
Endereço para visualizar a publicação: https://blogecosol.files.wordpress.com/2014/07/faces-da-ecosol-no-brasil.pdf
Foi lançado, na última quinta-feira, dia 30 de julho, o livro de fotografias “As faces da Economia Solidária no Brasil”. O álbum, disponível em versão digital, foi criado pelo Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (Grupo Ecosol), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
O álbum é resultado de registros fotográficos realizados por mais de sessenta entrevistadores que participaram de uma pesquisa amostral sobre as sócias e os sócios de empreendimentos econômicos solidários, realizada em 2013 nas cinco Regiões do país. A pesquisa faz parte do Projeto SIES, cuja finalidade é aprofundar o conhecimento sobre o perfil dos integrantes de empreendimentos econômicos solidários.
O coordenador do Projeto, professor Luiz Inácio Gaiger, ressaltou a importância dessa pesquisa e a elaboração do livro de fotografias. “Graças à excepcional disposição dos entrevistadores e à boa-vontade e acolhida dos entrevistados, homens e mulheres que fazem a Economia Solidária acontecer, conseguimos realizar uma pesquisa inédita no Brasil, visitando as paragens mais distantes, os lugares mais recônditos do nosso território. Com isso, captamos a realidade, a voz e os rostos de pessoas que fazem da solidariedade seu meio de vida e sua força de perseverança”.
O Projeto SIES, desenvolvido pelo Grupo Ecosol, em convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), teve como um de seus objetivos, além da ampliação do Sistema de Informações em Economia Solidária (SIES), através da pesquisa amostral, a análise de consistência da base de dados do Segundo Mapeamento Nacional de Economia Solidária.
O Projeto SIES resultou em vários outros produtos que contribuem para disseminação dos resultados dessas pesquisas. Como o Atlas Digital, que revela informações do SIES de forma rápida e dinâmica. Em breve, será publicado um livro, já em fase de finalização, sobre esses novos dados da Economia Solidária no Brasil.
Fonte: Site do FBES
http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8426&Itemid=62
0sem comentários ainda