Já faz dois meses que a 11ª edição da Oficina para Inclusão Digital e Participação Social acabou, mas se você acha que a mobilização acabou, está enganado. De lá para cá, além de preparar os certificados, que foram enviados por email para os participantes, a organização da 11OID preparou materiais muito importantes.
O Relatório da Oficina é um caderno digital com 36 páginas que contém informações gerais sobre o evento, incluindo programação, números, patrocínios, relatório de peças gráficas e promocionais produzidas, informações sobre inserções na mídia e cobertura para o site oficial do evento, tudo ilustrado com fotos que vão dar saudades, você vai ver.
Além disso, foi finalizado também o "vídeo da carta", que você pode assistir aí em cima. Esse vídeo foi preparado a partir de imagens da Oficina, em especial da gravação em vídeo da leitura, por vários ativistas, do Grito da Exclusão Digital, o documento oficial do evento. Direcionado à Presidenta Dilma, a carta é também um alerta sobre a situação dos programas de Inclusão Digital do Governo Federal que correm risco de ser descontinuados por falta de um diálogo mais transparente e interessado com a sociedade civil enagajada no tema.
Por isso mesmo essa carta, juntamente com o Relatório, além de enviada para a Presidenta Dilma com um pedido de audiência, foi enviada também para diversas autoridades direta ou indiretamente envolvidas com o tema, como a Ministra Marta Suplicy, o deputado federal Paulo Teixeira, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, entre outros.
Esta iniciativa é fruto da necessidade e urgência, perante às dificuldades enfrentadas nos últimos anos, corroboradas na Oficina, que reuniu presencialmente mais de mil participantes de projetos populares de Inclusão Digital.
Acreditamos que é preciso levar nosso grito mais longe, para que nossos esforços em prol da Inclusão Digital não sejam desconsiderados, e a voz da sociedade civil continue sendo ouvida. Precisamos trazer de volta à pauta do Governo Federal os esforços das centenas de entidades da sociedade civil que se dedicam à Inclusão Digital.
Por isso, incentivamos você a continuar divulgando. Compartilhe o vídeo, o relatório, o Grito da Exclusão Digital.
Clique na imagem para baixar o arquivo PDF do Relatório