Entre a programação extensa de oficinas da 12 ºOID, não poderíamos de abordar um tema cada vez mais comentado (e necessário) nos bancos escolares e na sociedade: o ensino de programação para crianças.
O ensino de programação vai ser trabalhado por meio do software livre Scratch na oficina de Jocemar do Nascimento, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Cascavel (PR), que vai ser ministrada na quinta feira 12 de dezembro, às 14h.
Intitulada "Produzindo atividades educativas com o Scratch", a oficina quer apresentar a ferramenta para os participantes da 12º OID utilizarem em suas escolas e telecentros. “Em todas as escolas que trabalhei, só de falar em atividades nos computadores, todos ficaram muito felizes e os monitores sempre conseguem um resultado positivo com os exercícios propostos”, diz Jocemar
Pra quem não conhece, o Scratch é um software livre desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, destinado a justamente este fim: ensinar crianças (e quem mais quiser) a programar, de maneira simples e divertida. O programa é voltado para jovens a partir dos oito anos ou que já saibam ler e valoriza o raciocínio lógico, a paciência, a criatividade e o desenvolver de problemas.
Alguns exemplos de uso do Scratch estão no próprio site do software. Ali estão exercícios divididos por tópicos (animações, jogos, distorção interativa, música e dança), cada um com lições e dinâmicas de aprendizagem diferente. Se te interessou, não deixe de dar uma olhada e fazer a oficina de Jocemar - lembre que não precisa de inscrições pras oficinas, basta chegar na sala no horário marcado. Em caso de procura maior que o número de vagas, a distribuição será por ordem de chegada.