Tradicionalmente a Oficina promove discussões sobre os principais temas de interesse coletivo relativos à Inclusão Digital e também à Participação Social, bem como oficinas formativas para os agentes da Inclusão Digital.
Confira a programação das oficinas da 12º OIDF. E baixe aqui (em pdf) o caderno completo da programação.
Quarta-feira, 11 de dezembro
14h
-
Utilização do G-Compris em comunidades carentes
Apresentação do aplicativo G-Compris, discutirei o uso da TI não como consumo, mas como meio de produção. Apresentarei um roteiro de como montar um laboratório com equipamentos doados usados. E finalmente, como aplicar o G-Compris em uma turma com 10 crianças entre 6 e 12 anos de idade.Ministrante: Marcelo Gonçalves da Cruz
-
Construindo um amolador de facas com HD
Ministrante: Beatriz Maria do Nascimento Pereira -
Criando fanzine - analógico e digital juntos?
Arte lúdica, seguida de olhar crítico da mídia unindo o analógico e o digital.
Ministrante: Malu Viana17h
-
Medição de Consumo de Energia Elétrica Residencial Usando o Arduíno.
Apresentação a plataforma de prototipagem Arduino, que é um hardware livre e fácil de usar que tem por princípio a modalidade DIY "Do It Yourself"(faça você mesmo), que é uma poderosa ferramenta de aprendizagem.Ministrante: Sidney Aires de Paula
Cartografias socias com software livre
"As cartografias sociais delineiam um subcampo da cartografia, e este se particulariza pela ênfase na participação de não-especialistas nos processos de elaboração de mapas", diz Henri Acselrad da UFRJ. A ideia da oficina é coletar dados oficiais e informais para visualizá-los tanto geograficamente quanto historicamente em mapas utilizando software livre. E, a partir disso, refletir sobre novas possibilidades de formulação do espaço público.Ministrante: Camila Mello
-
Crie, diagrame e invente com o Scribus
Mostar que o Scribus é um excelente programa livre para a produção de revistas, propagandas, jornais, enfim, qualquer documento que necessita de uma bela apresentação de texto e imagens. Além disso, ele também pode ser usado para a geração de PDFs, com formulários. Software Livre, equivalente ao PageMaker e InDesign. Apresentar, tutorial para produção de jornal e folder.
Ministrante: Marinez Siveris
Quinta-feira, 12 de dezembro
10h
Cinema Digital: um olhar racial.Análise conceitual do discurso implícito à maneira de fotografar personagens negras na indústria cinematográfica olhando para exemplos de filmes africanos em contraponto à filmes brasileiros. Debate sobre as possibilidades de democratização das ferramentas digitais com intuito de contribuir para equidade racial no Brasil. Exercício prático para fotografar e publicar nas redes sociais a presença de participantes negros e negras na Oficina de Inclusão Digital. Ministrantes: Viviane Ferreira, Velluma Azevedo, Gustavo Ferreira, Mazai Azevedo.
-
WEBTV.GZIP – Construindo um estúdio de WebTV que cabe na mochila
A oficina terá como proposta a exposição de materiais, equipamentos, acessórios e softwares utilizados para configuração de diferentes cenários de produção audiovisual para web, com a particularidade de que todos esses componentes tenham, preferencialmente, alternativas de baixo custo; e que sejam versáteis, portáteis e compactos o suficiente para serem transportados numa mochila, facilitando assim o deslocamento, dando agilidade à produção, e ao mesmo tempo garantindo boa qualidade do material realizado.
Ministrante: Eduardo Novaes
-
METAGUARUX: Reciclando idéias e lixo eletrônico
Implantação de políticas de destinação, uso e reaproveitamento de resíduos eletroeletrônicos para fins de capacitação, geração de renda, consumo consciente dentro do conceito de inclusão digital e Metareciclagem.
Ministrantes: Adilson Soares e Soraya Brito Airosa
14h
-
Oficina de Aplicativos Multimídia Livres
Pretende-se compartilhar com os participantes dessa oficina uma série de aplicativos que são disponibilizados como Software Livre. A partir desses aplicativos espera-se trazer a discussão da pauta do software livre para o contato dos participantes, além de apresentar uma série de ferramentas com foco na produção de conteúdo multimidia: áudio, imagem e vídeo.
Ministrante: Gabriel Fedel -
Produzindo Atividades Educativas com o Scratch
A informática tornou-se um componente indispensável na educação das nossas crianças. Há muito se discute se a informática irá influenciar a educação e se esta influência será positiva ou negativa. O Scratch é uma ferramenta que possibilita ao aluno e ao professor desenvolver suas habilidades na área da informática sem deixar de lado o seu uso como ferramenta educacional. Saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as coisas funcionam. Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso programar é muito divertido! E é nesse ponto que o Scratch se torna uma ferramenta excelente.
Ministrante: Jocemar do Nascimento -
Faça seu próprio sistema operacional
Personalização de sistema operacional livre para padronização de instalações me Telecentros.
Ministrante: Augusto Schwartz e Débora Gomes de Paula.
18h
-
CMS - JOOMLA como fator de Inclusão Digital e social de jovens,adolescentes e adultos
Estudo de causa do uso do CMS-JOOMLA em várias instituições sociais no RS quanto a sua utilização para a educação digital e inclusão social de jovens e adultos, tendo como foco principal a preparação para o mercado de trabalho na área de TI.Ministrante: Ben-hur Oliveira Morais
-
Oficina de Experimentação em Robótica Livre
Troca de ideias sobre robótica sustentabilidade e metareciclagem, construção de circuitos, programação. Utilização de motores, Arduino e gambiarra.
Ministrantes: Michel de Souza Menezes e Rodrigo José de Oliveira
Inkscape + Sozi = Apresenta
-
Ensino de como fazer uma apresentação dinamica e animada com usando o inkscape e sozi.
Ministrante: Ike BantoOficina de Lei de Acesso a Informação
Ministranes: Joara Marchezini, Rafael Sampaio e Thiago Fírbida
-
19h
-
Redes Livres, gestão técnica e social
O debate é para estabelecer a importância do acesso de qualidade a internet sobre as politicas de inclusão digital, com foco em redes comunitárias para o cumprimento da função social da internet garantindo a universalização do acesso nas comunidades através do processo associativista em redes neutras, livres, com privacidade e liberdade de expressão.Ministrantes: Rodrigo Troian, Rodolfo Avelino e Marcelo Saldanha
Sexta, 13 de dezembro
10h
-
-
Construção de uma rádio livre
Ministrantes: Fabiana Renata, Juliano Machado, Felipe Santos.
-
Metareciclagem, robótica e educação: como isso se conecta?
Se você também acredita que robôs podem ser construídos por qualquer pessoa e que podemos usar lixo tecnológico para trabalhar novas formas de ensinar, se você se permite ser desconstruído, reconstruido, ter suas ideias modificadas, ré-significadas, pisoteadas e amadas, se você nã se importa em se emancipar de seus conhcimentos, suas emoções, se seu ego é grande o suficiente para ter amor ao que faz mas consegue reconhecer o que os outros fazem sem inveja, se não está aqui buscando promoção social, mérito ou grana, e se, acima de tudo, acredita em fadas, duendes e um mundo perfeito, venha participar dessa discussão.
Ministrantes: Isaac Ferreira Filho e Marcos Antonio Rufino do Egito
Para conhecer as oficinas realizadas na última edição, clique aqui.