Ir para o conteúdo
ou

Logo noosfero

ODF Alliance Award

Furusho

TDF Planet

redirection forbidden: http://planet.documentfoundation.org/atom.xml -> https://planet.documentfoundation.org/atom.xml

BR.Linux.org

redirection forbidden: http://br-linux.org/feed -> https://br-linux.org/feed

Seja Livre!

redirection forbidden: http://sejalivre.org/feed/ -> https://sejalivre.org/feed/

Linux Feed

getaddrinfo: Name or service not known

Computerworld

getaddrinfo: Name or service not known

PC World

getaddrinfo: Name or service not known

IDG Now!

getaddrinfo: Name or service not known

Info

Invalid feed format.

Users SL Argentina

redirection forbidden: http://drupal.usla.org.ar/rss.xml -> https://cobalto.gnucleo.net/rss.xml

Tecno Libres - Cubas

redirection forbidden: http://gutl.jovenclub.cu/feed -> https://gutl.jovenclub.cu/feed

Software Libre Peru

Linux Venezuela

Invalid feed format.

GNU/Linux Paranguay

getaddrinfo: Name or service not known

Soft Libre Honduras

Invalid feed format.

 Voltar a FREE SOFTWAR...
Tela cheia

Microsoft Office 15 terá suporte ao padrão ODF 1.2 de documentos abertos

26 de Abril de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1887 vezes

O pacote de escritório "na nuvem" da Microsoft, o Office 365, também terá suporte ao padrão.

A Microsoft demonstrou suporte ao padrão Open Document Format (ODF) 1.2 - o formato de documento nativo do OpenOffice.org 3 e LibreOffice 3 - em uma apresentação da próxima suite de produtividade Office 15, e planeja lançar uma versão beta com o recurso nos próximos meses. A apresentação foi feita durante o Plugfest ODF, realizado em Bruxelas na semana passada.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/ODF_Inside_%28png%29.jpg

O Plugfest, ou teste de interoperabilidade, foi organizado pela Sociedade OpenDoc, criada para promover o ODF no momento em que a Microsoft tentava tranformar o formato de documentoproprietário OOXML padrão ISO. O ODF 1.0 já havia sido adotado como um padrão internacional, ISO / IEC 26300, e uma variante do OOXML foi adotado mais tarde como ISO / IEC 29500.

O uso de formatos de documentos abertos padrão é importante para o arquivamento e o intercâmbio de informações. Os documentos legados em formatos proprietários podem se tornar inacessíveis se o software original usado para criá-los não estiver mais disponível. Em contrapartida, é possível continuar a decodificar os documentos salvos em formatos abertos ou padrão, pois qualquer aplicação compatível com os padrões é capaz de fazer o trabalho.

A versão atual do Microsoft Office já pode ler e gravar documentos em formato ODF 1.1, mas o padrão mudou: A The Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS) aprovou a versão 1.2 em setembro passado , e além da OpenOffice.org e da LibreOffice, já é suportado pelo Gnumeric, Google Docs, Office Softmaker, EuroOffice, WebODF, Zoho Office, AbiWord e a suite Calligra.

Michiel Leenaars, vice-presidente da OpenDoc Society, saudou a decisão da Microsoft de suportar o ODF 1.2.

A adoção do padrão de documentos abertos permitirá que os clientes da Microsoft possam se comunicar melhor com usuários de outros software de produtividade. O uso do ODF liberta os usários que tradicionalmente estavam ligadas a um ambiente de software, explica Leenaars. "O tempo que só tinhamos um computador em nossa mesa ficou para trás. Nós agora temos tablets, telefones celulares e uma variedade de outros dispositivos para acesso à informação".

A Microsoft planeja lançar uma versão beta pública do Office 15 no segundo trimestre, mas alguns desenvolvedores já estão fazendo testes com uma versão Technical Preview, sob NDA (acordo de não revelação de informações).

No Plugfest, a Microsoft permitiu que os participantes fizessem o upload de documentos no formato ODF 1.2 através de uma interface Web para uma visualização da máquina executando o Office 15, evitando a necessidade de assinatura do NDA. Essa máquina, em seguida, devolveu o documento ODF ou um arquivo PDF para mostrar como o Office poderia imprimi-lo.

Quando a Microsoft lançar o Office 15, ele irá atualizar os clientes Office, Office 365, Exchange e Sharepoint para dispositivos móveis e PCs, ao mesmo tempo.

Loek Essers, IDG News Service

* fontes:


Tags deste artigo: libreoffice powerpoint microsoft office excel iso 26300 tdf furusho odf openoffice word